sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Brechoteca: um espaço de leitura, de referência e de convivência de uma comunidade




O vídeo acima BRECHOTECA, descobri na rede social, via Portal Aprendiz, e trata-se de único espaço cultural do Jardim Rebouças, em São Paulo (SP), Brasil e corre risco de fechar por conta de despesas como aluguel.
A Brechoteca foi inicialmente uma ideia do Binho, poeta, que uniu o brechó (local de venda de roupas usadas) à biblioteca, sendo que o primeiro seria para manter a segunda. É um espaço de leitura feito com e para a comunidade, espaço esse de referência e de convivência da comunidade e o único centro cultural da região, onde tem sarau, cinema, aula de teatro, jogos e brincadeira,s oficinas de xadrez, construção de brinquedos, artes, xilogravura etc.
Para Mara Esteves, uma das 4 mulheres do coletivo que administra o local: o principal diferencial das bibliotecas populares é a criação de estratégias de incentivo à leitura relevantes para a própria comunidade. “A biblioteca comunitária nasce da ausência do Estado, não apenas de equipamentos públicos, mas também das alternativas de fomento à leitura que são criadas dentro de um contexto periférico. Não lamentamos pela nossa falta de estrutura, mas exaltamos o nosso potencial criativo de buscar novas alternativas de espaço e criar estratégias com aquilo que a gente possui. Primeiro, olhamos para a comunidade e então tiramos o que ela tem de melhor”.
Uma bela iniciativa, de incentivo à leitura, de valorização da arte e da cultura, e que pode ser melhor conhecida através do link abaixo, no Portal Aprendiz:

Brechoteca: um espaço de leitura feito com e para a comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário