terça-feira, 30 de agosto de 2016

Pintura corporal sob a luz ultravioleta formando imagens coletivas geniais



O vídeo acima, que intitulei de Arte Viva, encontrei no Facebook da colega e amiga Ivanise Meyer, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e editora do blog Baú de Ideias.
Trata-se de impressionante pintura corporal coletiva, formando diversos seres vivos por outros seres vivos, que à primeira vista engana o olhar. Uma belíssima, criativa e originalíssima ilusão de ótica de Joahannes Stötter, artista italiano, que faz pintura corporal sob luz ultravioleta com efeito hipnotizante.
A rã gigante, por exemplo, envolve a participação de cinco pessoas: quatro para simulação dos membros inferiores e superiores, e uma para tronco e cabeça, num efeito simplesmente surpreendente e fabuloso.
A arte permite infinitas possibilidades, quando é dada vazão à criatividade. Existem diversas pinturas corporais, de efeito também deslumbrantes, mas o que destaca a produzida por Johannes é esse conceito do coletivo: duas, três, quatro pessoas, cada uma parte de um todo. Um conceito que a educação precisa melhorar trabalhar em sala de aula, com professores e alunos produzindo em conjunto atividades, projetos, ações inter e multidisciplinares. Seja na articulação entre educadores, seja na parceria com os alunos. Todos possuem seus saberes que devem ser compartilhados; todos têm suas descobertas que precisam ser socializadas.
O todo é composto por inúmeras partes. Somos únicos, mas pertencemos a um grupo social, à uma comunidade. Ninguém vive só, ninguém produz sozinho. Somos todos influenciados pelas leituras de livros, filmes, canções... Pelas leituras de mundo.
Segue o making off completo dessa ARTE VIVA sob luz Ultravioleta:



Abaixo, link para o canal de vídeos do artista, no You Tube:

JOHANNES STÖTTER - PINTURA CORPORAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário