domingo, 26 de julho de 2020

Convide os amigos: HQ sobre o coronavírus usando 1 lapiseira, 2 chaveiros, tela do notebook, câmera de smartphone e app que transforma fotos em cartoon's




A imagem acima é a capa da História em Quadrinhos, denominada CONVIDE OS AMIGOS, feita pelo professor Zé Roig, editor do blog Educa Tube Brasil e do canal EducAção 3D+, utilizando e parafraseando o método Glauber Rocha de cinema: "uma ideia na cabeça e um smartphone na não".
Apesar do resultado interessante, os recursos utilizados foram bem simples: 01 lapiseira com ponteira no formato de uma enfermeira, 02 chaveiros (stormtrooper e Lego piloto), o papel de parede da tela do notebook, com imagens servido de cenários, um smartphone para fotografar as personagens e o cenário e o app Comica que transforma fotos em cartoon's.
A ideia surgiu, depois de utilizar outros elementos de colecionáveis, miniaturas e enfeites que tenho em casa, e aproveitar esse momento de confinamento social para exercitar um pouco da criatividade, num projeto chamado A VIDA É UM CURTA (link a seguir), para produzir curtas-metragens amadores em casa:

A VIDA É UM CURTA: iniciativa individual que poderá tornar-se projeto audiovisual escolar (Cinema em Casa / Cinema na Educação)

Posteriormente, buscando novas linguagens, e vendo a lapiseira e os chaveiros, tive a ideia de criar uma HQ, ao descobrir o app Comica, fotografando uma sequência e depois editando em forma de cartoon a história infantil, inspirada nesse tempo de pandemia, distanciamento e confinamento social, que pode ser acompanhada em sua sequência, nas imagens abaixo, publicadas inicialmente no Instagram ( @jose.roig1 ):











2 comentários:

  1. Olá,
    Olha que maravilha essas HQ, excelentes para desenvolver atividades com os estudantes.
    Obrigada Professor José Antonio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilzete. Que bom que gostou. Essa 1ª HQ que fiz foi pra isso, incentivar profes e alunos a usaram sua veia artística e crítica, utilizando coisas simples de seu cotidiano e podem fotografar tudo e depois converter ou não em cartoons, usando o app. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir