sexta-feira, 10 de julho de 2020

A VIDA É UM CURTA: iniciativa individual que poderá tornar-se projeto audiovisual escolar (Cinema em Casa / Cinema na Educação)




O vídeo acima, A PEQUENA VIAGEM INTERIOR, foi produzido por José Antonio Klaes Roig com seu smartphone dentro de sua residência em 09/07/2020, é um curta-metragem de 25 segundos e também o teste nº 1 do projeto A VIDA É UM CURTA, que elaborei e pretendo levar para a educação, a partir de inspiração decorrente de ter assistido a série FEITO EM CASA (Homemade), na Netflix, que mostra diversos curtas-metragens elaborados por cineastas durante o confinamento na pandemia do COVID-19, a partir de suas casas, seus móveis e utensílios, vide trailer abaixo:



Valendo-me dessa ideia, reuni, numa composição, diversos colecionáveis que tenho, além de "mimos" que recebi em minhas visitas ao Planeta Educação para compor cenário e personagens em pequena escala e curta duração e simular um pequeno drone sobrevando esse ambiente entre o terreno e o lunar.
Fica aqui registrada a ideia de que professores possam trabalhar com seus alunos a questão do audiovisual, a partir do confinamento social na pandemia e os conteúdos escolares. E me coloco como apoiador daqueles professores que quiserem adotá-lo em suas escolas, desde que com o devido crédito a este autor.
Parafraseando o grande cineasta brasileiro e baiano Glauber Rocha: "Uma ideia na cabeça e um smartphone na mão". Cinema em casa, cinema na educação. ;-)
Abaixo, o segundo curta que produzi de forma artesanal para o projeto A VIDA É UM CURTA, intitulado "O Trem da Leitura", reunindo justamente um livro pra ler e de montar, tipo quebra-cabeças, cujo título é "Uma Viagem de Trem", que se transforma em pequena trilha para um trenzinho movido a corda se movimentar. Além disso, como cenário, utilizei além da mesa de vidro da sala de minha casa, alguns enfeites como miniaturas de esculturas de Brasília, o Cristo Redentor e uma dupla de passistas do Carnaval carioca, todas peças de meu acervo pessoal:



A seguir, o terceiro vídeo produzido para o projeto A VIDA É UM CURTA, intitulado "A pequena odisseia em tempo de pandemia". Série de curtas-metragens inspirados no seriado FEITO EM CASA, da Netflix, em que diversos cineastas, de suas casas, em confinamento social, produzem seus audiovisuais.



Neste terceiro curta, resolvi acrescentar um cenário curioso: o papel de parede de meu notebook, com uma cena da Grécia antiga, juntamente de um desenho animado sobre A Odisseia, que encontrei no YouTube. Como personagens, adicionei uma bailarina que pertenceu à minha tia Lélia, como a Penélope; um soldadinho de chumbo, feito de pano, que comprei tempos atrás numa banca de artesanato no Mercado Municipal de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, além de um apontador em formato de soldado romano. Como materiais adicionais, utilizei duas caixas de músicas e porta-jóias que dei de presente à esposa Pen[éope, digo Elisabete: um no formato de máquina de costura, homenagem a minha sogra dona Nelci, que não cheguei a conhecer; outra em formato de câmera de cinema para o fechamento do curta e a menção à GrecoFlix. ;-)
Este projeto, A VIDA É UM CURTA, visa incentivar que professores e alunos possam, neste período de confinamento social, possam produzir audiovisuais os mais criativos, divertidos e simples possíveis, como um acervo digital que poderá ser resgatado e implementado quando do retorno às aulas presenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário