sábado, 7 de maio de 2022

A personalidade autoritária como base do cotidiano: sobre a importância da educação, em geral, e da filosofia, sociologia e história, em especial




O vídeo acima, A personalidade autoritária como base do cotidiano, descobri no YouTube e é um precioso material para reflexão e debate, entre outras temas, como Memória e História, mas principalmente sobre "a importância da educação em geral e da filosofia, sociologia e história em especial", pois promove um choque de realidade, através da análise da genealogia do autoritarismo, feita pelo professor Flávio Ricardo Vassoler.
Um vídeo de pouco mais de 15 minutos que permite uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de filosofia, sociologia, história, além de língua portuguesa, produção textual, geografia etc. Um diálogo entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Um audiovisual muito didático e pedagógico que pode, inclusive, servir como suporte aos estudos para o Enem, justamente por abarcar diversas áreas do conhecimento em sua abordagem analítica e crítica.
Um material terrivelmente atual.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário