domingo, 26 de abril de 2020

FutVôlei na Quarentena: Reinventando espaços e esportes em tempo de isolamento social




O vídeo acima FUTVÔLEI NA QUARENTENA, é uma criativa e divertida iniciativa de brasileiros em isolamento social, e foi indicação via Facebook de minha esposa, também professora, Elisabete Brasil Roig, de Rio Grande (RS), Brasil.
Pensem em plena pandemia e as medidas de isolamento, confinamento e quarentena, vizinhos resolverem improvisar o muro que separa as duas duplas mistas de Futvôlei para reinventar e ressignificar tempos, espaços e esportes. Algo genial!
Um exemplo prático e emblemático do que digo que "a necessidade força a criatividade" e que a "simplicidade permite a continuidade".
Imaginem o futvôlei, que já é uma invenção e junção de dois esportes, agora, ao invés da rede tradicional e sua visibilidade, um muro de concreto, que torna a jogabilidade muito mais complexa. Mais: transformar espaços e ressignificar tempos. Algo fantástico.
São das brincadeiras que surgem projetos sérios. Muitas das grandes ideias surgem desses períodos chamados de ócio criativo, em que estamos relaxados, e que proporcionam insights que levam a boas invenções e recriações.
Adorei a ideia, a técnica e a criatividade dos participantes. Parabéns!
Eu mesmo, antes da pandemia, distribuía livros impressos aos meus alunos do ensino médio, dentro do projeto PASSAPORTE LITERÁRIO, vide abaixo comentário em meu canal de vídeo no YouTube, chamado Educação 3D+:



Diante da pandemia, da escola fechada, do isolamento social e das atividades online, ressignifiquei o referido projeto, renomeando-o como
(imagem abaixo), em que continuo a distribuir, como incentivo à leitura e escrita, livros digitais em domínio público, de grandes autores e obras da literatura brasileira e mundial. A necessidade favorece à criativa, e a simplicidade é que permite a continuidade, como sempre digo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário