quarta-feira, 8 de abril de 2020

"Sempre Teremos Paris": cinema e educação e a dupla reflexão (imagem e projeção a partir de cena final do filme Casablanca)



O vídeo acima, cena final do clássico do cinema Casablanca, encontrei no YouTube, após um papo com amigos virtuais e, coincidentemente, logo após, ler postagem de minha mãe, em que mencionava o referido filme, um dos preferidos dela.
O título desta postagem é justamente uma alusão a frase emblemática em que Rick se dirige à Ilsa, em sua despedia, de que, embora distantes, cada qual seguindo um rumo em suas vidas, sempre teriam Paris em sua memória, imaginário e coração.
Paris, a cidade luz, a capital dos amantes, é também um símbolo neste filme de um local idealizado na memória que nos serve de refúgio.
Pensando como professor, há que lembrar que "Sempre Teremos Paris", quando nos valemos de nossa economia sentimental, nossa bagagem artística e cultural para darem suporte ao nosso fazer pedagógico. Que essa relação de amor entre professores e alunos permanecerá quando estes seguirem seu rumo, deixando o professor em sua eterna Paris: o período escolar. Um tempo e espaço que ficará guardado na memória dos alunos, referente a seus bons professores, aqueles que souberam mostrar a luz do conhecimento aos seus pupilos, enquanto tiveram sobre seus cuidados escolares. Mas há um momento de despedidas, embora a vontade seja de ficar. Há que se incentivar a independência e voos mais longos dos educandos.
Entretanto, "Sempre Teremos Paris" em nossa história e memória, e guardo com muito carinho as lembranças dos grandes professores que me ensinaram muito mais do que conteúdos curriculares, que foram parte de meu lar durante aquele período e se mantém presentes em minhas recordações de eterno aprendiz. Afinal, todo aluno é em parte a projeção, o reflexo, da imagem de seus professores.
O Cinema ou a Sétima Arte, como é denominado, pode ser esse grande aliado do fazer pedagógico, quando o professor vale-se de cenas ou filmes completos para relacioná-los ao seu conteúdo programático, não importando qual disciplina ministre, pois o cinema possui filmes e cenas maravilhosas para praticamente qualquer conteúdo que seja abordado: matemático ou filosófico, químico ou literário, científico ou sociológico, linguístico ou biológico, físico ou histórico etc.
Abaixo, seguem outras duas cenas, uma mais restrita do filme Casablanca, e outra, uma releitura do seriado Os Simpsons, com um final alternativo para o clássico:





Nenhum comentário:

Postar um comentário