sábado, 11 de abril de 2020

Mapas mentais, música, cinema e educação e suas inter-relações (conceitos, frases e imagens)




O vídeo acima The Time To Sleep (Hora de Dormir, tradução livre) é um belo videoclipe do grupo Marble Sounds (Sons de Mármore), e que conheço há anos e tenho retardado essa postagem, em que pretendo tratar de MAPAS MENTAIS E MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO, pois procuro faz tempo cena de um filme de sci-fi que vi na TV há um bom tempo atrás, mas não me recordo o título, mas que traz incríveis semelhanças com o clipe em questão.
Já fiz diversas pesquisas na web e deixo aqui, caso alguém se recorde do nome, para poder completar esse post, a sinopse do filme que procuro, que é a seguinte: "Um paciente com problemas emocionais tenta construir uma antena com sucata, pois alega que ouve mensagens do além e que precisa captar os sinais. A médica que trata dele dá vazão a suas manias e o ajuda na construção da tal antena de telecomunicações com o espaço. Um dia ele diz ter recebido uma mensagem codificada. Ela leva a tal mensagem para um amigo cientista que a decodifica em código binário e a imprime em dezenas de páginas. A médica leva pra casa e as espalha no chão de sua sala e nada vê e entende naquele nível de visão. Quando desiste e sobe para o segundo andar de sua casa e olha para baixo, enfim, a revelação: aquela quantidade de folhas repletas de números 1 e 0 formam um rosto imenso de um ET. E se encerra o filme".
Já tentei localizar por filmes ou seriados, já que a sinopse lembra e muito aquele famosos seriado "Twilight Zone" (Além da Imaginação). Mas por enquanto ainda não consegui localizar o referido filme.
Aí vocês podem me perguntar, o que ETs e esse filme têm a ver com o clipe acima? E lhes direi: Nada mesmo! Exceto essa questão intertextual das imagens em escala menor, que tomam um maior significado num outro plano de visão.
Algo que me faz lembrar Johann Wolfgang von Goethe, um dos maiores pensadores da humanidade, que favoreceu a transição do Romantismo para o Realismo, muito inspirado em uma estadia nos Alpes, quando enfermo, foi lá buscar tratamento para problemas respiratórios: o mal do século XIX. Lá do alto, ao enxergar a vila embaixo, Goethe teve insights, de perceber as coisas em certas escalas, como macro e microssistemas.
Assim vejo os MAPAS MENTAIS na educação, em que o professor pode incentivar seu aluno a montar, a partir de conceitos, ideias, temas, tais mapas que lhes favorecerá a organização do pensamento, a visão ampla do assunto, o estudo e a memorização. Um mapa mental é a construção do conhecimento feita pelo aluno que, como no clipe acima, irá montando esse mapa como um desenho amplo daquilo que ele já sabe ou parte, em busca de um conhecimento maior: a descoberta do tesouro na ilha chamada Educação.
No clipe em questão, que parece um curta-metragem, enquanto a música toca, a jovem vai unindo folhas para completar seu desenho, que ao final saberemos, tratar-se do retrato do músico.
A música é uma linguagem universal - que todos entendem, independentemente do idioma - e poderá ser uma grande aliada na prática escolar, seja em dinâmicas de grupo ou atividades de produção textual etc.
Os mapas mentais são também ferramentas de apoio, tanto do professor, para passar de forma prática e visual um conteúdo, como para o aluno sistematizar as informações gerando conhecimento. Abaixo um vídeo que explica Como Fazer Mapas Mentais:



Educação, música, cinema e mapas mentais estão interligados e podem facilitar projetos de ensino ou de aprendizagem.
No belo videoclipe, a jovem chega naquela casa e encontra sobre o chão uma imensa folha de papel em branco: que resolvi utilizar como metáfora da escola e da educação. E sobre essa folha, conforme a música vai tocando, ela irá desenhar algo. Parecem rabiscos, traços apenas. Porém, com o transcorrer do clipe, vemos a jovem pegar lápis e ampliar o desenho. E o ato de educar é isso: estabelecer linhas, metas, caminhos... E ao final, desse grande "brainstorm" (tempestade de ideias) ficará um mapa mental e conceitual completo, a imagem do todo. A metodologia de MAPAS utilizo com meus alunos do ensino médio nos três anos, e fica evidenciado que no ano final, eles já dominam a técnica que lhes favorece o estudo e a organização do pensamento. E, quando os alunos, parte da casa, como a jovem, ao final do clipe, a certeza de que a experiência foi gratificante, tanto para professor como alunos, é visível.
EM TEMPO: Quem tiver alguma pista, algum detalhe desse filme ou seriado no qual fiz uma ligação intertextual com o clipe, agradecerei imensamente, pois ampliará o horizonte dessa postagem.
Para ilustrar esse diálogo intertextual entre gerações, indico algumas cenas, seriados e filmes em que o ato de comunicar-se além do tempo e do espaço é tratado de forma poética e filosófica:

ALTA FREQUÊNCIA



QUINTA DIMENSÃO - MUNDOS DISTANTES



INTERESTELAR



CONTATO



SONATA - ERICO VERISSIMO



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