sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mundo Magritte: quando a pintura influencia música e cinema (videoclipes intertextuais)




O vídeo acima Across The Universe, trata-se de versão de Rufus Wainhwright para clássico da maior banda de todos os tempos: The Beatles, com a participação da atriz Dakota Fanning e com um visual inspirado nas artes plásticas, em especial às pinturas surrealistas do belga René Magritte (vide imagens de algumas de suas telas a seguir):











A arte, que está em toda parte, é uma fonte inesgotável de intertextualidade com a cultura e a educação.
Impossível pensar numa fala, seja de qual área for, que não esteja impregnada em algum momento do uso da linguagem figurado, da utilização de analogias, metáforas e simbologias. Nada é o que primeiro parece. Tudo remete a outras influências e referências. E todo educador deve valer-se de sua bagagem artística e cultural, isso não abro mão e nunca me esqueço de relembrar e sugerir neste blog.
O vídeo abaixo é outra situação em que a música dialoga com a obra surrealista de Magritte, neste belo clipe da banda Oasis e o sucesso Don't Go Away:



O educador do século XXI é sim, um arte-educador e um mídia educador, como dizia o pesquisador Pier Cesare Rivoltella, no sentido mais amplo do termo, ainda que alguns valham-se mais da prerrogativa de área. Quando digo que a arte e cultura são formas de preservar a humanidade e a sanidade, não é mera força de expressão, mas a dura realidade, ainda mais em tempos de distanciamento e isolamento social, de confinamento ou quarentena. A arte de dizer o indizível por meio de tintas, pedras, cores, traços, sons e muito mais. O primeiro artista, lá na escrita rupestre, que assinou sua obra, estampando e espalmando sua mão é tão atual e universal como o mais célebre artista da contemporaneidade. Todo educador é um artista da palavra, quando está diante de sua turma repassando informações que gerem conhecimento.
Educar é uma arte. E a arte - seja ela musical, escultural, literária, cinematográfica ou o que for - também educa nosso olhar, eis a grande constatação e lição da vida!
A atualidade de Magritte na surrealidade do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário