quarta-feira, 29 de abril de 2020

Drone artesanal simula nave da animação "Os Jetsons": a vida imitando a arte em toda parte




O vídeo acima que intitulei de drone artesanal, que me foi indicado pelo colega e amigo Fernando Luis, músico, poeta e artesão de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, aparentemente, lembra um trenó adaptado com quatro hélices e um tablet acoplado, tornando uma pequena nave que lembra vagamente os desenhos da minha infância e adolescência, Os Jetsons (vejam vídeo logo abaixo), em que nos anos 60/70 imaginavam como seriam os anos 2000 e o século XXI:



Essa simulação do futuro, presente na animação de Hanna & Barbera, em algumas coisa até chegou perto, noutras ainda não. Mas que o drone artesanal até se aproxima de uma pequena nave de transporte de poucas pessoas a pequenas distâncias. Com o avanço tecnológico, breve teremos drones mais funcionais. Alguns, de uso militar exclusivo já são bem maiores, mas não tripulados. Tudo é questão de tempo e de imaginação. O cinema e a literatura, em alguns momentos parecem antecipar invenções, mas sempre é bom lembrar que muitas dessas ideias, conceitos e teorias já circulavam pelos meios científicos à épocas dos desenhos, filmes e livros. Basta ver os desenhos e projetos do grande Leonardo Da Vinci, em pleno Renascimento, com suas engenhocas que lembravam os modernos tanques de guerra, submarinos, helicópteros, aviões e outros mais.
A própria canção Índios (1986), da banda Legião Urbana, já dizia: "O futuro não é mais como era antigamente".
No caso do drone artesanal, é um ótimo material para refletir sobre tecnologia, inventividade, criatividade e inovação, ainda que não traga maiores detalhes de local, autoria etc. Algo que lembra também, outro vídeo da minha adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário