segunda-feira, 20 de abril de 2020

Espetacular e longo plano-sequência do cinema que parece "efeito dominó", máquina do tempo e experiência imersiva na "beleza oculta" da História




O vídeo acima Atonement 2007 Long Take, trata-se de fabulosa indicação que recebi via Twitter do Bruno Lages, do Rio de Janeiro (RJ), que mostra o longo "plano-sequência" do filme Desejo e Reparação, "em uma praia francesa, com uma roda gigante, um coreto, tanques e cavalos". Algo extraordinário nesta produção franco-britânica de 2007, com direção de Joe Wright, e que comentei com Bruno que lembra aquele "Efeito Dominó" de centenas, milhares de peças se empilhando umas sobre as outras, numa sequência que vai criando formas e proporcionando sensações como a do filme em questão, que envolve um planejamento fantástico de direção de arte, figurino, direção de fotografia, centenas de atores e figurantes para que a câmera consiga dar coesão e coerência à cena, ao roteiro e ao filme. Quase um videogame imersivo sem óculos VR.
Abaixo, vídeo ilustrativo do "efeito dominó", presente noutro filme, chamado Beleza Oculta:



Educar é encontrar essa Beleza Oculta em situações do cotidiano, que dialoguem com a teoria, de promover uma comunicação entre textos e pessoas, entre professor e alunos, montando juntos, peça por peça, esse imenso painel, chamado educação.
Todo professor deve planejar sua aula, a partir de escolhas de recursos a serem utilizados, sejam impressos ou audiovisuais, analógicos ou digitais, usam de quadro e giz, livros didático e método expositivo, slides e debates, tanto faz... Mas o plano de aula é um "plano sequência" para que os atores sociais (docente e discentes) atuem de forma adequada nesse pequeno palco, chamado sala de aula, dentre de grande teatro vivo, denominado escola. E para que isso ocorra de forma significativa para ambos, direção, atores, equipe de apoio e comunidade, faz-se necessário que cada um desempenhe satisfatoriamente e coerentemente seu papel nessa sequência metodológica, didática, pedagógica e social. Eis, a Beleza, às vezes, Oculta da Educação e que educadores e instituições de ensino precisam socializar, divulgar, compartilhar via mídias e redes sociais, digitais ou não.
Uma cena de cinco minutos que dá inclusive para introdução à aula sobre PRODUÇÃO TEXTUAL, justamente mostrando na prática os conceitos de coesão e coerência em uma Redação, seja para o ENEM , Vestibular ou escrita criativa.
Coesão, pois o próprio "plano sequência" traz em si esse conceito de sequência lógica do que está sendo contado por imagens.
Coerência, pois esta cena imensa tem sentido dentro do contexto histórico e da narrativa visual do filme".
Muitas cenas de filmes podem promover reflexão, leitura de imagens, interpretação e escrita criativa. Alguns vídeos e filmes podem ser proposta na forma de SALA DE AULA INVERTIDA, para que a turma assista antecipadamente em casa e traga suas observações para debate e interpretação na sala de aula.
Este é mais uma postagem especial para a #tag (marcador) CinEducação que incentiva o uso de cenas e filmes de forma intertextual, inter e multidisciplinar. E em alguns casos, até de forma transversal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário