quinta-feira, 16 de abril de 2020

Quando o professor de seu filho é fã da banda Queen: anúncio publicitário intertextual que mescla arte, cultura e memória




O vídeo acima, Quando o professor de seu filho é fã de Queen!, intitulado assim por Aquele Rock, página na rede social Facebook, e que me foi indicado pela colega e amiga Jenny Horta, educadora de Búzios, RJ, Brasil.
Trata-se de um anúncio da John Lewis, rede varejista britânica e o vídeo é publicitário, em parceria com a marca de supermercados Waitrose. A peça publicitária é de 2018 e feita pela agência Adam & Eve / DDB e dirigido por Dougal Wilson que fazem uma leitura bem humorada e criativa do fantástico, famoso e emblemático clipe "Bohemian Rhapsody", lançado em 1976, e hit da banda Queen, que ficou incríveis 9 semanas no topo das paradas musicais.
Um material que serve para pensar a questão da educação em diversos planos: no artístico, a visão de um professor e seus alunos como protagonistas, tendo a plateia formada pelos pais e responsáveis das crianças; no plano publicitário, valer-se da arte e cultura, de cenas icônicas do rock, da busca da identidade cultural de um produto com sua comunidade; no plano escolar, da arte e cultura, e da música como linguagem universal, do designer instrucional que deve ser pensado, não apenas os sites, blogs, plataformas e aplicativos educacionais, com um visual gráfico que favoreça a intuitividade, a interação, a conexão, o ensino e a aprendizagem.
Se pensarmos seriamente, a banda Queen mescla no clipe original, ao final desta postagem, diversas linguagens: o cinema, da narrativa curta, o rock e a ópera, que une justamente o teatro com a música, a coreografia, a edição de imagens e muito mais. Digamos que algo intertextual.
Enfim, um material que nos faz pensar em como o humor, o imaginário, a bagagem artística e cultural podem fazer um diálogo entre gerações, seja entre pais e filhos, professores e alunos. A escola e a família são espaços de saberes sociais. E que um professor pode trazer seu acervo sentimental para construção do conhecimento formal, como metodologia e didática próprias, valendo-se da empatia, da criatividade, do humor e muito mais.
O professor, de certa forma, vende um produto, a partir da peça instrucional que formata para levar aos seus alunos, seja de forma expositiva com giz e quadro, seja por meio digital. Educação é também um artefato cultural.
Abaixo, Bohemian Rhapsody, videoclipe histórico e emblemático dessa banda larga que influenciou gerações, que praticamente inventou a linguagem do videoclipe e que legou diversos sucessos, letras e canções:



Nenhum comentário:

Postar um comentário