sábado, 16 de janeiro de 2021
Aprender: Dentro e Fora da Escola (a importância da leitura para crianças alfabetizadas e não-alfabetizadas)
O vídeo acima Aprender: Dentro e fora da escola, foi produzido pela Secretaria de Educação do Maranhão, Brasil e é ótimo material que trata do incentivo à leitura para crianças.
No vídeo e demais integrantes da série "Aprender dentro e fora da escola", há algumas questões essenciais a serem sempre tratadas na escola e na comunidade, como: "Por que ler para uma criança? Preciso ler para crianças que já sabem ler? E para as crianças muito pequenas?"
Sempre falo da "pedagogia do exemplo ou do espelho" que tive por parte de minha mãe, professora aposentada que sempre dispôs sobre a mesa da sala de sua casa de jornais, livros, revistas, HQs etc, sem forçar nada, mas vendo a dona Hildette sempre lendo esses materiais impressos, desde menino acabei me espelhando nela, me tornando tambpem um leitor, fato que causou outro espelhamento em meu filho.
A questão da leitura para crianças, seja elas alfabetizadas ou não, tem diversos aspectos, como: a ludicidade, o encantamento, a empatia, a conexão entre o educador e o educando, sejam eles pais e filhos, professores e alunos. Mesmo para crianças que sequer ainda falam, a leitura, pela questão da sonoridade e a afetividade com o adulto, causa um contato mais saudável entre ambos.
Tem uma cena emblemática do filme "Três Solteirões e Um Bebê" que ilustra bem isso, quando um dos solteirões conta com voz suave uma história de terror para o bebê, que logicamente nada entende do que é dito, ao passo que a personagem leitora, sendo criticada por outra personagem diz: "Não impor o que você diz, mas o jeito como fala". Algo sensacional e motivador a todo educador, seja pai ou professor. A seguir outra cena do filme citado, intitulada "Boa noite, gatinha", envolvendo cantiga e modulação da voz:
Abaixo, link para a referida série:
Aprender dentro e fora da escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário