sábado, 9 de julho de 2022

200 anos, 200 livros: trecho do livro "A Queda do Céu", lido por Daniel Munduruku [literatura, cultura e sociedade]




O vídeo acima, 200 ANOS, 200 LIVROS, trata-se de leitura feita pelo escritor indígena Daniel Munduruku, que lê trecho do livro "A Queda do Céu", de Davi Kopenawa, líder indígena e xamã yanomami que disserta sobre o risco de desabamento do mundo, descrevendo a vida na floresta.
Uma bela, poética e filosófica visão de mundo que remete, não apenas a imagens literárias, como cinematográficas [filme Avatar, de James Cameron], culturais, históricas e sociais.
Um belo audiovisual para aulas de literatura, filosofia, sociologia, geografia, enfim, para aulas integradas entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Conhecer a literatura indígena dos povos originários, com seus mitos e lendas, é essencial, assim como ler a literatura dos povos afrodescentes, pois ambas fazem parte desse mosaico multicultural que forma a literatura brasileira, rica em folclore, mitologias, metáforas, simbologias e muito mais.
Abaixo, uma cena do filme Avatar [2009], de James Cameron, que serve como intertextualidade com "A Queda do Céu", no que se refere a seres invasores, que destroem a floresta, por conta de sua cobiça:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário