domingo, 17 de julho de 2022

Futebol, Tik Tok e Língua Portuguesa: criativa disputa de discursos entre o sintático e o semântico na saudável provocação entre clubes esportivos


@brauneoficial #fluminense #fabio #fabiogoleiro #cruzeiro #fenomeno #copadobrasil ♬ Blade Runner 2049 - Synthwave Goose


O vídeo acima, encontrei no Tik Tok do comentarista esportivo e Tik Toker Daniel Braune e trouxe para este blog educacional, pois achei uma pequena aula sobre linguagem, língua portuguesa, análise sintática e semântica a partir de uma troca de provocações entre dois grandes clubes de futebol brasileiros [Cruzeiro, de Minas Gerais, e Fluminense, do Rio de Janeiro].
Parabenizo o Tik Toker Braune por essa percepção do jogo de linguagem, feita a partir da disputa de discursos entre os dois clubes, bem além do texto e jogo, envolvendo um contexto de rivalidade, essencial para o entendimento das palavras, expressões e imagens envolvidas neste outro confronto linguístico, dialético e intertextual.
Sem o leitor/espectador entender o contexto, o sentido sintático, ou seja, a organização das palavras a partir do que de fato dizem, em seu sentido denobativo, pode-se entender que o termo "Fenômeno", na postagem de agradecimento do Fluminense tenha a função de adjetivo, de qualificação e caracterização do sujeito, do substantivo Fábio. Entretanto, aos conhecedres dos bastidores do esporte bretão, da rivalidade entre os dois clubes e do histórico do goleiro, que atuou antes pelo clube mineiro por muitos anos, saindo de lá, a partir da chegada de Ronaldo Nazário, vulgo "O Fenômeno", essa expressão passa a ter outro sentido, aliás, o duplo sentido e um múltiplo significado [semântico], de ironia, remetendo à demissão, ou rescisão de contrato do goleiro Fábio, quando da aquisição do clube mineiro pelo ex-jogador Ronaldo.
Um pequeno vídeo e uma breve aula sobre leitura, interpretação de texto e mecanismos da língua portuguesa.
Para entender melhor essa troca de "farpas", via redes sociais digitais, vejam outra postagem do Braune, mostrando como por equívoco [culpa do estagiário?] ou brincadeira antes do clássico, primeiramente o Cruzeiro, em chamamento para o jogo, troca o escudo do adversário; fato este retribuído pelo Fluminense, também mudando o escudo do Cruzeiro, no que podemos chamar de "princípio diplomático da reciprocidade", comum entre nações e transposto para o ambiente esportivo.

@brauneoficial #cruzeiro #fluminense ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice


Por fim, agradeço ao Daniel Braune por estes dois vídeos que me proporcionaram uma boa reflexão, postagem e aula de Língua Portuguesa a meus alunos do ensino médio. Viva a Língua Portuguesa, o futebol brasileiro e a saudável rivalidade entre os clubes de futebol, vaçendo-se da criatividade, irreverência e originalidade. ;-)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário