segunda-feira, 18 de julho de 2022

As Quatro Estações: genial ilustração realista dando unidade à diversidade e sequência lógica entre as partes




O vídeo acima, "The four seasons in one tree are amazing. We are like trees; Every season has a purpose" ["As quatro estações em uma árvore são incríveis. Somos como árvores; cada estação tem um propósito", tradução livre], foi indicação via WhatsApp da minha prima Rejane Klaes, bibliotecária em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e trata-se de uma ilustração genial que localizei no YouTube, no canal The World Lantern [A Lanterna Mundial].
De fato, a analogia entre árvores e gentes é bem pertinente, pois temos estados de espírito, emoções semelhantes às quatro estações. Assim como o clima, o ambiente, nós, humanos, somos passíveis de sofrer transformações no transcorrer do tempo, em cada fase da vida, como uma estação, cada qual com suas características.
Uma pintura que pela técnica e simplicidade de recursos, num vídeo em movimentação acelerada, vai mostrando como cada detalhe é importante na construção de uma imagem completa. Mal comparando, como na construção de um texto, há uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. A coesão se mostra pela sequência lógica entre as partes e a coerência pela unidade entre esses módulos, blocos, colunas.
Um belo material para refletir sobre arte, cultura, pintura, escrita criativa, meio ambiente e muito mais. Um bela artefato cultural para iniciar uma aula de produção textual sobre Redação para o Enem, por exemplo.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário