quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Todos os balões vão para o céu


http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=214912&channel=45

Como mídia educador, que se apropria das mais diversas formas de recursos audiovisuais, seja clipes, curtas, propagandas, comerciais, filmes, etc, utilizando na íntegra ou em fragmentos com cursistas/professores da rede pública estadual do RS, ou com alunos em projetos de apredizagem em parceria com outros educadores, vejo como é possivel trabalhar conteúdos educacionais, das mais variadas formas, ora como dinâmica de curso, ora como complemento ou introdução de uma prática escolar.
Gosto muito de lembra a máxima de Charles Darwin: "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças".
O grande desafio do educador do século XXI é justamente este: adaptar-se as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, bem como saber adapatar conteúdos diversos a sua prática escolar.
O belo, sensível, criativo e original curta-metragem Todos os balões vão para o céu, veiculado no dia 08/10/2011, no programa HISTÓRIAS CURTAS, da RBS TV, que sempre disponiliza, primeiro, pela TV aberta, depois no clicRBS os vídeos do programa. O Educa Tube já divulgou alguns, pela tag (marcador) "histórias curtas".
O referido curta trabalha com diversas metáforas, como o balão azul de estimação, que me remeteu a intertextualidade com O Náufrago, com Tom Hanks, que dialoga com uma bola de volei da marca Wilson, que foi o companheiro inseparável do náufrago, até conseguir sair da ilha deserta... O curta-metragem em questão é um ótimo material para os professores trabalharem com sues alunos das séries finais ensino fundamental e ensino médio, seja pelas criativas animações aos 8 min. e aos 11 min.; seja pelas cantigas, como "cai cai balão...", o ato de contar historias, como a própria questão da gravidez, do preparar-se para esse ritmo de passagem que envolve a jovem que se tornará mulher, enfim, um materia de 16 minutos que serve como introdução para diversos temas entre pais/professores e filhos/alunos.

SINOPSE DO CURTA:

Amanda é pressionada por seu marido Alex para ter um filho, mas ainda não está segura disso. O psiquiatra sugere que ela cuide de alguma coisa, como se fosse um filho por alguns dias. Ela decide cuidar de um balão, levando-o para onde for. Amanda precisa enfrentar seus medos e vergonhas para descobrir se já está apta a ter uma criança.
Com Miriã Possani, Rafael Sieg, Luiz Paulo Vasconcelos e Júlia Brunelli. Roteiro de Frederico Cabral e Guilherme Smee; direção de Frederico Cabral; fotografia de Alberto La Sálvia e arte de Ana Henriques; direção de produção de Gabriel Caruccio com produção executiva da Animake Imagem Virtual. Realização RBS TV.

baixo, link para assistir o vídeo diretamente no portal do Histórias Curtas:

TODOS OS BALÕES VÃO PARA O CÉU

Nenhum comentário:

Postar um comentário