domingo, 6 de novembro de 2011

Uma expedição ao Planeta Educação


http://youtu.be/AIrVmjCph1c

O vídeo acima, que trata-se de comercial de produto repelente contra insetos - que vi na TV e encontrei no You Tube -, se presta a diversas reflexões, dentre elas, sobre a breve expedição ao Planeta Educação, que tanto pais como professores deveriam fazer com seus filhos e alunos.
Proteção excessiva ou ausência de, limites ou falta de... são alguns dos problemas que, gestados na família, acabam sendo gerenciados pela escola.
A atual geração é formada por crianças que já aos 3, 4 anos de idade não se consideram mais crianças, não querem se vestir como tais, mas mesmo quando adolescentes e adultos, apesar de quererem a tal liberdade, não desejam com a mesma força a independência, tanto financeira como profissional. Um paradoxo.
O papel social de pais e professores é justamente a de incentivar a autonomia, independência, a iniciativa das crianças, sem superproteção (como no vídeo acima), mas mostrando os limites que cada um precisa ter no convívio social...
Como educadores, precisamos fazer expedições ao Planeta Educação, despressurizando-nos de certos conceitos, pré-conceitos e preconceitos, pois o mundo está mudando e a forma de ver e interagir, do ponto de vista educacional, também precisa mudar, uma nova metodologia faz-se necessária, baseada nessas trocas entre "astronautas" de mundos diversos, de planetas desconhecidos uns aos outros, que muitas vezes são pais e filhos, professores e alunos.
Neste Admirável Mundo Novo, as Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC), são o diferencial entre pais/professores e alunos/filhos. Os primeiros receiam a suposta genialidade dos segundos, que sabem manipular as máquinas, mas ainda são aprendizes, "marinheiros de primeira viagem"...
Pais e professores ainda são ou deveriam ser os condutores deste processo, desta viagem...

2 comentários:

  1. Olá!

    Sou educadora e gostaria de interagir com você online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina. Não tinha vista essa mensagem antes. Embora com bastante atraso, podes me contatar pelo email joseroig7@hotmail.com Um abraço,e desculpe a demora nessa resposta.

      Excluir