segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A escola é um saco! Vídeo animação para repensar o papel da escola na sociedade




O vídeo acima, A escola é um saco, de Gustavo Horn é uma animação para repensar o papel da escola na sociedade, tanto do ponto de vista temporal como espacial.
Se discute muito o papel social da escola do ponto de vista dos professores e gestores escolares e públicos, mas sempre bom conhecer, discutir, debater o ponto de vista do aluno e do jovem em geral, diante das novas possibilidades de interação e a resistência do modelo tradicional de escola em se reinventar.
Existem muitas escolas reinventando-se e o Educa Tube Brasil tem destacado, mas boa parte das instituições de ensino, sejam públicas ou privadas ainda estão muito centradas na visão do professor e nem sempre na do aluno.
Visão que o Educa Tube Brasil se refere, logicamente, não ao fazer pedagógico, didático e metodológico que o aluno jamais terá, pois foge a sua perspectiva. Mas a visão de como pensar a educação a partir do conhecimento de mundo que o aluno traz de casa, da família, do seu cotidiano, e nesse diálogo entre gerações haver um caminho de duas mãos: do formal com o prévio; do tradicional com o contemporâneo.
Existem escolas que nem inovam enquanto arquitetura física, mas enquanto engenharia social, ao reinventar novas metodologias e didáticas para novas tecnologias que surgem a cada dia. Impossível ser refratário às tecnologias no ambiente escolar, sejam elas eletrônicas, digitais, ou artesanais. Afinal, giz, quadro, mimeógrafo, livro impresso, revistas, jornais, jogos didáticos etc ainda são usados eficientemente por muitos. Da mesma forma que materiais eletro-eletrônicos, muitas vezes são um "verniz" de modernidade, utilizados de forma mais recreativa do que pedagógica. E ai, para alunos que dominam recursos mais sofisticados, pode parecer algo sem sentido.
Mais que tudo é dar sentido e significado ao conteúdo curricular em sala de aula, ou no ambiente escolar como um todo, do que apenas se adaptar à novas ferramentas, mais como modismo do que modernização da prática escolar.
Na barra do menu deste blog, nos marcadores, didática, metodologia, inovação são indicadas algumas práticas que unem tecnologia, em sentido amplo, com metodologia, em sentido universal.
O roteirista, diretor, ator e editor da animação é Gustavo Horn, que tem outros vídeos criativos que o Educa Tube Brasil recomenda visita em seu canal no You Tube:

GUSTAVO HORN - CANAL DE VÍDEOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário