sábado, 21 de novembro de 2015

Solidariedade: Ação escolar que une música e cidadania, em um Dia Especial




O vídeo acima, Solidariedade em Blumenau, descobri de forma indireta, via Facebook da colega e amiga Neide Maria Rosa, educadora de Blumenau, SC, Brasil e trata-se de bela e criativa ação de incentivo à solidariedade feita por alunos da E.E.B. Pedro II, da cidade catarinense, com edição de imagens ao som da belíssima canção Dia Especial, da banda Cidadão Quem, em versão interpretada pelo cantor Tiago Iorc.
Uma senhora idosa e alguns volumes pesados e um ótimo pretexto para sentir a reação dos transeuntes nas ruas de Bluemenau e a grata surpresa de ver em um mundo aparentemente consumista, individualista e intolerante, pessoas que se solidarizam com os que mais precisam. Tudo filmado a distância, e em determinado momento feita a devida homenagem aos solidários.
Conforme versos da canção: "Sonhei que as pessoas eram boas/ Em um mundo de amor/ E acordei nesse mundo marginal/ Mas te vejo e sinto o brilho desse olhar/ Que me acalma e me traz força pra encarar (tudo)". Às margens do que a mídia nos deixa ver, há que se perceber que no mundo real, além das telas. e da pauta impositiva da televisão, há muita gente boa, gente humana (redundância? nem tanto!), que é solidária, que se preocupa com o seu semelhante...
E como os belos versos de Dia Especial: "Se alguém/ Já lhe deu a mão/ E não pediu mais nada em troca/ Pense bem, pois é um dia especial". Todos os dias são especiais àqueles que sabem bem viver e conviver em sociedade, seja na família, na escola, na comunidade... Sermos solidários nos impede de ficarmos solitários.
Conhecer o outro, o mundo do outro, além da solidariedade, promove a interação e impede a criação de preconceitos, discriminações, racismo e intolerância, todos esses, frutos do desconhecimento do outro e do mundo.
Parabéns à Escola de Educação Básica Dom Pedro II, de Blumenau, SC, Brasil e a todos os envolvidos nesta ação solidária e cidadã, que não seja solitária.
Como escrito na faixa da escola: "O mundo precisa de pessoas como você". Pessoas que não apenas parecem humanas, mas que agem e se sentem como tal, e que reconhecem em ilustres desconhecidos na rua, seu semelhante.
Abaixo, as duas versões da belíssima canção Dia Especial. A original, da Cidadão Quem, mais em rock balada, e a mais recente, de Tiago Iorc, em ritmo balada. Ambas lindas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário