segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Projeto "Ópera para Todos" como instrumento de alfabetização de alunos no Maranhão




O vídeo acima Projeto populariza a ópera, descobri na rede social via TV Brasil e, como o nome indica, trata-se do Projeto Ópera para Todos, que utiliza esse gênero artístico e musical como instrumento para alfabetização de alunos no estado do Maranhão, Brasil.
Conforme dados do portal EBC: "Criado há 18 anos, o projeto Ópera para Todos busca alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de um recurso ousado e inovador: a ópera. O projeto, que é uma parceria entre a prefeitura de São Luís (MA) e uma escola particular, está na 18ª edição. Os alunos passaram dois meses estudando elementos da ópera: dramatização dos personagens, texto, músicas e coreografias".
A coreografia utilizando-se do movimento com crianças que nessa faixa de idade são todo movimento, tudo descoberta.
A oralidade, a fala, a postura, a disciplina são contempladas nesta iniciativa, de acordo com a professora Luzinélia Remédios, uma das integrantes do projeto com alunos do 2º ano do ensino fundamental.
De acordo com Ceres Murad, idealizadora do projeto, este abrange 5 escolas municipais, 13 turmas com quase trezentas crianças, resgatando a autoestima, de satisfação, psicológico e emocional das crianças tinha efeito muito maior que de outros crianças.
Projeto este que já ganhou a Medalha Darcy Ribeiro, comenda nacional, destinada a projetos de educação no país. E a ópera Turandot, última ópera de Giacomo Puccini, foi encenada pelas crianças em praça pública da cidade de São Luís.
Uma interessante iniciativa de utilizar a arte e a cultura em atividade escolar, facilitando a aprendizagem. Literalmente, unindo o útil ao agradável. Além de unir uma escola particular da capital e alunos de escolas da rede pública. Convivência e convergência entre escolas, alunos, professores, arte, cultura e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário