sábado, 28 de novembro de 2015

Sinuca com bola de futebol: Esporte, educação física e proporções matemáticas




O vídeo acima, Sinuca com bola de futebol, trata-se de divertido vídeo que me foi indicado pela minha esposa, Elisabete Brasil Roig, educadora de Rio Grande, RS, Brasil.
Além de uma curiosa, criativa, divertida e original prática desportiva, pode ser uma atividade escolar interativa com a disciplina de matemática, através de ação que envolva o conhecimento de proporção, graus, ângulos para a tacada (ou chute) atingir seu objetivo.
O Educa Tube Brasil sugere alguma atividade interdisciplinar entre professores de educação física, artes e matemática, que lidem com o conhecimento matemático (medidas, graus e proporções na construção de uma mesa de sinuca deste porte), artes (ao pensar que materiais podem ser usados nessa construção) e educação física (ensinando as regras básicas do jogo de sinuca, adaptadas à bola de futebol e à mesa gigante). Calcular as medidas de uma mesa de sinuca e usar a proporção para fazer uma do tamanho do vídeo. E no desempenho do jogo, tratar do conhecimento matemático do cálculo de graus, ^Çangulos, proporções, associando ao esporte e à vida em geral.
A palavra tabela tem duplo sentido: de tabelar no futebol e na sinuca, utilizando um companheiro ou os cantos da mesa, formando ângulos para atingir a caçapa ou outras bolas. Uma forma de aprender se divertindo...
Na falta de uma mesa de sinuca, é possível utilizar jogos eletrônicos que simulam o jogo, como o Pool-8, que podem ser baixados para smartphones ou computadores. E ali usando transferidor. compasso, mostrar ângulos, proporções e graus na prática.
Quem quiser fazer algum projeto interdisciplinar assim, poderá contatar o Educa Tube para futura divulgação.
Ainda dentro do tema futebol, mas o de rua (Street), jogado em quadras cercadas a céu aberto, indico o vídeo abaixo, recomendado pelo amigo Jandir Aragon, de Rio Grande, RS, Brasil, intitulado Primeiro riram dele, depois nem queriam acreditar no que fez com a bola nos pés!. É uma dessas chamadas "pegadinhas", em que Sean Garnier, campeão mundial de Freestyle (estilo livre), se disfarça de idoso e tenta jogar com garotos, que inicialmente o rejeitam, até que ele começa a dar seu show particular na quadra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário