terça-feira, 3 de novembro de 2015

Biblioteca Humana: "Não julgues um livro pela capa" e uma pessoa pela primeira impressão



A imagem acima, encontrei nas redes sociais e trata-se da BIBLIOTECA HUMANA, iniciativa de portal de Portugal (mas que é inspirada em experiência originada na Dinamarca), de reunir pessoas para contarem umas às outras suas histórias, não em livros, mas sendo elas mesmas livros vivos, cujo sugestivo subtítulo diz: "Não julgues um livro pela capa". Que remete ao princípio de que não devemos julgar alguém apenas pela aparência, sem antes conhecer sua essência.
Segundo dados: "A ideia começou em 2000 pela 'Stop The Violence', uma associação juvenil sem fins lucrativos. A primeira Biblioteca Humana foi realizada no Festival Roskilde, em Copenhaga, e já se espalhou a mais 70 países".
Conforme apresentação na página da Biblioteca Humana no Facebook: "(...) o propósito é desafiar o que nós pensamos saber sobre outros membros da comunidade, desafiar os nossos estereótipos e preconceitos num ambiente positivo, onde as perguntas difíceis são aceites, esperadas e agradecidas”.
A ideia principal consiste em: "Após escolher um tópico sobre o qual querem escutar, os 'leitores' pegam no seu cartão de biblioteca e são conduzidos a uma área de discussão, onde conhecem os seus 'livros'. O projeto foi inventado para incitar ao diálogo e fomentar a compreensão entre diferentes tipos de culturas e pessoas – pessoas com quem, normalmente, não interagimos".
Ou seja, grupos estigmatizados, ou estereotipados pela sociedade: "Minorias religiosas, raciais e sexuais [que] voluntariaram-se para contar as suas histórias".
De certa forma, a imagem poética e filosófica tem tudo a ver com a ideia de que somos todos bibliotecas vivas, compostas das leituras de livros e mundos que temos, e somos muito mais do que aparentamos, por isso seria ótimo pais e professores contarem um pouco de sua experiência de vida aos alunos e filhos e ouvir deles o mesmo, para neste diálogo, debater a importância da aprendizagem mútua.
Nenhuma vida cabe em um livro e toda a história da humanidade não cabe em nenhum banco de dados, pois é feita por situações e sensações além das capas dos livros e rostos das pessoas, além das fotos e vídeos que possa fazer e disponibilizar em um perfil de rede social. Há todo um componente cultural, histórico, artístico, imaginário e social em cada pequeno universo interior de um ser humano.
O desconhecimento do outro gera muitos equívocos de avaliação como o racismo, a xenofobia, a discriminação, a intolerância, o medo, o preconceito etc. E estimular iniciativas que possam contar um pouco da história da nossa humanidade, em sentido estrito, pensando a questão universal, tem total apoio do Educa Tube Brasil, pois pode inspirara educadores na confecção de algum projeto educacional inspirador.
Portanto, não julgues um livro somente pela capa, nem uma pessoa apenas pela primeira impressão...
Para saber mais da Biblioteca Humana, basta clicar no link abaixo:

Biblioteca Humana permite aprender de pessoas e não de livros

A Biblioteca Humana pode ser também acompanha através do Facebook e Twitter (basta clicar nos nomes ao lado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário