segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"Os limites do conhecimento na globalização", por Edgar Morin




O vídeo acima Os limites do conhecimento na globalização, descobri na rede social e trata-se de fragmento de entrevista do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin ao Projeto Fronteiras do Pensamento, em que o pensador "reflete sobre seus interesses enquanto filósofo e sociólogo: os limites do conhecimento e da razão, bem como a relação entre a poesia e a racionalidade. Ainda, questiona a possibilidade da mudança de pensamento em um mundo globalizado e acelerado. É possível sairmos de uma visão fechada em formas particulares para o pensamento complexo, capaz de ver os problemas em sua integralidade?"
Quais são os limites da mente humana, do conhecimento e da racionalidade, assim inicia a entrevista de Morin. E segue dizendo que é necessário ver os problemas em sua profundidade para poder compreendê-los em sua integralidade, em sua complexidade. Fato, pois a superficialidade gera erros de interpretação, conflitos entre informação e conhecimento, requer a devida contextualização.
Para Morin, a mundialização ou globalização tem dois aspectos, ao mesmo tempo bons e ruins que podem acontecer à humanidade. Os piores são os aspectos catastróficos dos conflitos armados, da destruição massiva de populações e da biosfera, o boom dos maniqueísmos e fanatismo, além de crises demográficas (visíveis na questão dos refugiados). Mas o melhor é também pois o sentido de comunidade universal, possibilita uma nova via de informação e comunicação.
A escola, neste contexto, requer discutir, reavaliar e reinventar seu papel social nesta mundialização, globalização, haja visto que os meios de comunicação, as TIC, mídias e redes sociais, permitem essas descobertas múltiplas entre alunos, professores, escolas, cidades, países.
Neste contexto integrado, universalizado, cada vez mais requer que os educadores tenham essa profundidade de visão para poder estabelecer estratégias de interação com o aluno, com seus colegas, com a escola e a comunidade escolar.
Morin foi Conferencista do Fronteiras do Pensamento nos anos de 2008 e 2011.
Para assistirem a outras entrevistas e palestra, basta clicar no link abaixo, para o canal de vídeos do evento, no You Tube:

Fronteiras do Pensamento - Canal de Vídeos no You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário