domingo, 6 de junho de 2021

A primeira "Casa Inteligente" do mundo: desenhistas soviéticos criaram sistema integrado futurista, antecipando em 20 anos as i-deias de Apple, Microsoft e Google




O vídeo acima, Una computadora soviética futurista anticipó ideas de Apple y Google, descobri via Twitter do amigo Fabio Paiva Fagundes e trata-se de matéria no YouTube no canal da RT (Televisão Russa) em Espanhol que traz incríveis imagens sobre projeto de design, em que especialistas da antiga URSS conceberam uma revolução tecnológica, décadas antes da Apple, criando em termos estéticos um sistema integrado de comunicação futurista que seria a PRIMEIRA CASA INTELIGENTE DO MUNDO, muito antes que houvesse tecnologia para isso e que tivessem surgido as Big Techs [fgigantes da tecnologia], como Apple, Microsoft, Google etc.
Um exercício de imaginação e planejamento que não foi adianta por causa da desintegração da própria União Soviética. Mas basta ver as imagens para perceber diversos conceitos, ideias e i-deias que estão no nosso cotidiano, seja de telas planas, de tablet's, sistema de comunicação sem fio etc.
Em 2011, a própria Microsoft fez um exercício de CASA INTELIGENTE, através da empresa Corning, no vídeo "A Day Made Of Glass" [Um Dia Feito de Vidro], mostrando, logo a seguir, como num futuro, não tão distante assim, o vidro seria uma superfície condutora de dados, em toda parte. Muito disso já está presente em nosso cotidiano, através da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, A Inteligência Artificial, a 5G, o wi-fi, os carros inteligentes, a internet da coisas e muito mais.



No Renascimento, com Leonardo Da Vinci, depois no século XIX, com a literatura fantástica e de ficção de Edgar Allan Poe, H.G. Wells, H.P. Lovercraft etc, algumas coisas do plano ficcional se aproximaram do plano da realidade, outras ainda esperam confirmação. Os limites paraa imaginação humana são infinitos, ainda que nem sempre, ao seu tempo, haja tecnologia suficiente para dar vazão a todo esse olhar visionário. Ainda não estamos no futuro utópico de "Os Jetsons" nem no distópico de "Mad Max". Tudo é gradual e muitos dos conceitos do passado ainda esperam tecnologia para transportá-los do reino da ficção para a realidade.
Entre o futurismo e o futuro, propriamente, há uma distância entre desejo e a inovação. Porém, conhecer esse percurso e valorizar essas ideias, adaptando-as ao que se tem de aparato tecnológico, mantendo viva a memória e a história da inventividade humana é fundamental, começando pela escola...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário