quarta-feira, 9 de junho de 2021

Conheçam a incrível arte "plástica" do brasileiro Eduardo Srur que recria obras de mestres da pintura usando sacolas descartáveis




O vídeo acima, Brazilian conjures works of art from plastic bags [Brasileiro que cria obras de arte com sacolas de plástico], foi uma preciosa indicação de minha colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Trata-se da incrível arte "plástica", em todos os sentidos, de Eduardo Srur, um brasileiro que recria quadros de mestres da pintura, utilizando-se de sacolas descartáveis, respeitando sua coloração para a composição de suas obras que remetem a Van Gogh, Edvard Munch, Pablo Picasso e tantos outros.
Uma bela ideias e uma criativa iniciativa de reciclar, reinventar e dar sustentabilidade a materiais que iriam para o lixo. Literalmente, tornando o lixo um luxo. Algo que remete também o trabalho de Vik Muniz, outro brasileiro que notabilizou-se em fazer arte com coisas descartadas, sendo até matéria do documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO.
Ideias simples, sustentáves que permitem a continuidade, reciclando não apenas materiais, mas conceitos. O meio ambiente agradece, pois Eduardo se vale de sacolas recolhidas das ruas, dos rios, do meio ambiente para compor suas obras. E como o artista mesmo declara: "[...] nesse momento em que o plástico domina a tudo e todos".
Eduardo traz a ideia de arte plástica, sem tinta, se valendo apenas da tinta já processada no plástico dos produtos coletados que servem como matéria-prima para suas telas, quase mosaicos, dentro de caixas de vidro com o material prensado. Entre a natureza morta e a natureza preservada, eis a lição que Srur nos traz.
Há que se discutir a questão da educação ambiental na sociedade e os impactos do plástico no cotidiano, poluindo rios, entupindo bueiros, causando alagamentos etc. Mas o plástico em si, não é tão problemático, mas as poucas iniciativas para sua devida coleta, reciclagem, reutilização.
A iniciativa de Eduardo, como de outros artistas ou ativistas sociais estão ai para nos fazer pensar, debater, refletir sobre os impactos de nossos modelos de convivência e tolerância com certas atitudes inadequadas.
Quantos artistas como esses estão por aí produzindo suas maravilhas, seja nos campos da arte, na educação etc?

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: