segunda-feira, 28 de junho de 2021

RPG e Educação: "Live" no canal Ousada Mente sobre formas de utilização do jogo de interpretação de papeis na escola




O vídeo acima, RPG e Educação, trata-se de interessante "live", realizada em 26/06/2021, sobre o jogo de interpretação de papeis, popularmente chamado de RPG [Role Play Game], proporcionada pelo canal Ousada Mente, da professora Sol Corregio, de São Paulo (SP), tendo como participantes do debate Beatriz M. Acerbi, do Movimento Escoteiro, e Rafel Oliveira, professor da rede municipal de São Paulo.
Algumas perguntas que o encontro buscou responder: "O que é RPG? O que é necessário para jogar? Por que usar RPG no processo educativo? Diferentes sistemas, complicações e possibilidades no processo. RPG baseado em fantasia ou em fatos históricos?"
Alguns materiais que serviram de apoio e referências da Live:

Livro "A Bandeira do Elefante e da Arara"
https://www.eamb.org/brasil/

Podcast Deviante
https://www.deviante.com.br/podcasts/rpguaxa/

Artigo sueco em inglês que traz uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema
https://gupea.ub.gu.se/handle/2077/66751

Artigo em português
https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14403/8308

Em 2009, o editor do Educa Tube Brasil, prof. José Antonio Klaes Roig, criou um blog, chamada RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, que agregou a ele mais 5 jovens colaboradores, todos da cidade do Rio Grande no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, para uma experiência de escrita coletiva e colaborativa, online, através de um blog para publicação das postagens e outro, intitulado Xadrez Literário, reservado às discussões estratégias e internas dos integrantes do projeto. 5 eram escritores e 1 o desenhista que ilustrava as personagens. 5 seguiram nas letras, chegando ao mestrado e doutorado, e o desenhista optou pela psicologia. A experiência durou mais de 30 postagens [vide imagem e link a seguir] e ficou sem conclusão, por conta de projetos pessoais e profissionais de cada um. Mesmo assim, foi notícia em jornal e revista eletrônica, além de inspirar projetos semelhantes em escolas de Rio Grande (RS), Rio de Janeiro e Maranhão, entre outros locais.
Portanto, RPG e Educação podem ter ótimas vinculações entre professores e alunos, em atividades inter e multidisciplinares, envolvendo professores de história, literatura, geografia, artes etc.



RPG - Role Poetic Games [Jogos Poéticos Virtuais]

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário