sexta-feira, 11 de junho de 2021

Afrossaberes: "Kiriku e a Feiticeira" e outros 16 desenhos e animações infantis cujos protagonistas são representantes da diversidade da cultura negra




O vídeo acima, Kiriku e a Feiticeira, uma animação de longa-duração [1h e 14 min], adaptada de um conto africano que conta a história de Kiriku "[...] um recém-nascido superdotado que sabe falar e andar. Ele é o salvador de sua aldeia, ameaçada pela feiticeira Karabá".
A animação, com roteiro e direção de Michel Ocelot, é dublada e traz uma bela história em que o menino Kiriku vai pelo interior da terra, cavando seus túneis e encontrando seres como animais, uma cobra gigante e outros. Numa dessas passagens, perdido, ao ajudar alguns pequenos animais contra seu predador, ele consegue reencontrar o caminho para casa.
Essa bela animação encontrei ao visitar o portal CEARÁ CRIOLO, que é "Um lugar de comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável"; e junto do referido espaço e seus "afrossaberes", constam mais 16 desenhos e animações infantis cujos protagonistas são representantes da diversidade da cultura negra, conforme link a seguir:

Conheça 17 desenhos e animações infantis com protagonistas negros

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! e além do longa-mentragem, os curtas também são preciosos! Já vi quase todos! Abraços

      Excluir