sexta-feira, 4 de junho de 2021

O poder do traço: reflexão sobre a estética da maquiagem e da escrita criativa através da transformação de modelo em diversas celebridades




O vídeo acima, Maquiagem - John Lennon, foi indicação de minha prima Rejane Klaes, de Porto Alegre, RS, Brasil, via WhatApp e trata-se de impressionante caracterização de modelo com traços fisionômicos orientais, usando apenas maquiagem, e se transformando na imagem de John Lennon. Ela já se transfigurou em Albert Einstein, Mona Lisa, Johnny Deep etc.
Através de pesquisa no YouTube, descobri que se trata de modelo chinesa Yuka Mika que faz diversas maquiagens, conforme vídeo ao final desta postagem. Criatividade, talento, inovação, valendo-se apenas de maquiagem e traços característicos, sobreamento e tudo mais, para parecer com a figura humana escolhida. Assim é a escrita criativa, inicialmente inspirada no traço estilístico de algum escritor, para depois buscar seu próprio estilo de escrever e estar no mundo através das palavras.
Como um retrato falado, a escrita vai descrevendo cenas, figurinos, traços fisionômicos e psicológicos das personagens, conduzindo o leitor pelo labirinto da trama, desenrolando o novelo da narrativa, tal qual teseu fez com ajuda de Ariadne para enfrentar o minotauro na ilha de Creta, como reza a lenda, a mitologia grega.
A maquiagem em questão coloca sobre o rosto uma base [quando se escreve, igualmente é preciso ter um contexto], para depois sobrepor alguns elementos de maquiagem como pincel, rímel, blush etc para causar o efeito desejado e impressionar quem observa essa transformação.
Na produção textual ocorre o mesmo. A imitação inicial da escrita dos mestres, dos escritores clássicos é natural, até que cada um desenvolva seu estilo. Entre a estética, enquanto maquiagem, e a estética, enquanto princípio filosófico e literário, é preciso valer-se na escrita criativa de diversos elementos de coesão e coerência para manter o texto com sequência lógica e unidade; usar conectivos [palavras, conjunções, expressões] que liguem as ideias e as partes ao todo; conceituar, definir o tema; usar argumentos válidos e consistentes; propor uma solução para o problema etc.
Há toda uma "Estética da Recepção", como diriam Bakhtin e Jauss, e uma "Teoria do Efeito", segundo Iser, para quem é das Letras; e os estudos sobre a percepção que um texto tem e o papel do leitor nessa decodificação da mensagem produzida pelo autor.
Entretanto, tais elementos de coesão e coerência não devem maquiar, no sentido de disfarçar as coisas, mas de ressaltar o que de melhor o tema permite desenvolver. A forma é importante, mas o conteúdo, igualmente. Não podemos maquiar ideias, mas destacá-las.
Vejam a seguir, outras impressionantes transformações:



Vejam também a maquiagem que Yuka faz e a deixa o prórpio Einstein:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário