sábado, 19 de junho de 2021

Gamificação da Pedagogia no Diário de inovações da Hackademia [compartilhamento de ideias e integração de alunos promovendo identidade cultural]




O vídeo acima, Gamificação da Pedagogia no Diário de inovações da Hackademia, descobri no YouTube e trata-se de "Entrevista com o Professor Rodrigo Araujo, o Barão do Pirapora, com o pessoal da Hackademia para o Diário de Inovações, contando suas experiências com o uso e criação de games com os alunos e suas práticas da Gamificação da Pedagogia".
O portal Hackademia, conforme apresentação no mesmo, foi "Lançado em 2014 com o intuito de trazer mais equidade na educação por meio da disseminação de informação, palestras e debates, o Hackademia criou o 1º Simpósio Online sobre Novas Tecnologias Educacionais. Seguiu-se com o Im.ple.men.to, a discussão de como implementar novas tecnologias educacionais nas instituições de ensino. Posteriormente organizou o 1º EdTech Day no Cubo e o case.edtech.edu, que trouxe a discussão sobre novas tecnologias educacionais dentro do âmbito pedagógico. Em 2017, organizou o Simpósio Caminhos para o Novo Ensino Médio que debateu com figuras importantes do cenário educacional o impacto da Reforma sobre as escolas do Brasil".
Rodrigo Araújo, professor de história, já recebeu o Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft Educação, como um dos finalistas, justamente por seus projetos envolvendo jogos na educação.
Conforme o próprio Rodrigo comenta, o objeto do projeto escolar não era a competição e meritocracia e sim, o compartilhamento e a integração entre os alunos, buscando adaptar uma ideia inicial de fazer uma HQ [história em quadrinhos] sobre a história da cidade de Sorocaba, São Paulo, Brasil, para o universo dos jogos eletrônicos. Para Rodrigo, o compartilhamento de ideias e a integração de alunos é a chave para a gamificação dentro da pedagogia, da educação em geral, pois promove a identidade cultural.
Uma ótima fala, apresentação de projetos e disseminação de ideias inovadoras.

Recomendo também visitação ao canal de vídeos do Prof. Rodrigo, autointitulado de "Barão de Pirapora", conforme imagem e link a seguir:



BARÃO DE PIRAPORA - CANAL DE VÍDEOS

BAÚ DO BARÃO - BLOG

Em tempo: dentro do acervo digital do canal "BARÃO DE PIRAPORA", é possível encontrar diversas animações com temática histórica, que indico visitação, como o vídeo abaixo:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Um comentário:

  1. This is an incredible blog post, thanks for sharing this article. I am truly motivated by you for blogging. cut off mark for admiralty university

    ResponderExcluir