quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Aula de natação em EAD: divertido e criativo vídeo em tempos olímpicos, pandêmicos e distópicos [Modernidade Líquida]




O vídeo acima, Natação EAD, descobri no Tik Tok com o título de "Aulas de natação em EAD", o que o torna mais irônico, divertido, criativo e crítico, levando-se em com esses tempos de Jogos Olímpicos, pandemia e quase distopia.
Fazer um paralelo entre a EAD, na natação como no ensino remoto ou híbrido, é bem pertinente, pois na prática, tem sido evidenciado que as tecnologias são auxiliares, ferramentas de apoio, mas não suprem o ensino presencial, tanto que a "modinha" do homescholling, que supunha-se que tomaria fôlego na pandemia, simplesmente sumiu da pauta de pais conservadores que insistiam no tema.
Negacionismo é não considerar a importância da educação em todos os sentidos, em desmerecer o papel social e essencial do bom educador que, como um bom treinador, dá suporte ao aluno [atleta do saber] em sua trajetórias nas escolas, em suas Olimpíadas do Conhecimento, através das diversas provas, atividades, trabalhos, interações. O bom aluno é como o atleta de alto rendimento: aquele que se dedica, estuda, treina em busca de melhores resultados, de bater seus próprios recordes.
A própria Educação Física é o exemplo mais cabal de que as tecnologias não substituem o fator humano, nem o convívio sociointerativo no plano presencial. O condicionamento físico [mente sã em corpo são], cada vez mais é uma necessidade diante de longo período de confinamento social.
Que a EAD foi importante nesse processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia, é inegável, mas igualmente inegável que uma modalidade de ensino não é superior a outra, uma não anula a outra, e que, com a própria pandemia, muitos educadores puderam conhecer diversos recursos audiovisuais, digitais, portais, plataformas, aplicativos etc, que podem ser recursos interessantes, na pós-pandemia, nessa travessia entre as duas margens da educação: a presencial e a remota.
O ensino híbrido poderá ser essa "A Terceira Margem do Rio", alusão ao título do conto do escritor João Guimarães Rosa.
O humor é um grande recurso de crítico social, como são memes, tirinhas, HQs etc. E o referido audovisual se presta a essa breve reflexão que é um pequeno mergulho no ambiente educativo. E uma provocação socioeducacional nessa "Modernidade Líquida" que ficou evidenciada durante o período pandêmico em curso, e que Zygmunt Bauman teria muito refletido, se estivesse entre nós...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário