sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Dúdú e o Lápis Cor da Pele: curta-metragem para refletir sobre o racismo estrutural e a descoberta da identidade




O video acima, Dúdú e o Lápis de Cor da Pele, trata-se de crta-mentragem com direção de Miguel Rodrigues e foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, de Campinas, São Paulo, Brasil.
Um ótimo audiovisual para tratar sobre racismo estrutural presente na sociedade, bem como para lidar com questão lúdicas e do imaginário infantil, a partir da figura do menino Eduardo ou Dudu, que com o seu lápis cor da pele tenta encontrar alguém pela rua com aquela textura. Entre encontros e desencontros, Dudu encontra uma mulher que o auxilia a voltar para casa e ainda lhe ensina o significado de seu apelido, que em iorubá, Dúdú, duplamente acentuado no "u", siginifica "negro".
Um curta-metragem que serve para discutir racismo, cultura, arte, identidade e muito mais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Um comentário: