domingo, 29 de agosto de 2021

"Pare de controlar": curta de animação que conta a história de Dechen, um pequeno monge budista, que tem uma paixão pela jardinagem




O vídeo acima, "Dechen", trata-se de curta-mentragem de animação, indicado pela colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, professora de Campinas, São Paulo, Brasil.
Dechen, conforme apresenta o portal Pensar Contemporâneo, é "[...] um pequeno monge budista em preparação, que tem uma grande paixão pela jardinagem". Monge que trata com todo cuidado de uma bela flor, com total dedicação, ibclusive a retirando de onde estava, por causa de chuva forte, a transplantando para outro local [tirando-a da terra e da natureza, e a colocando num vaso dentro de casa, para melhor protegê-la].
A animação, usando a metáfora e simbologia da flor como uma representação do amor por algo ou alguém, promover reflexão sobre o excesso que muitos são levados, mesmo quando visam o bem maior, sufocando algo ou alguém, tentando tudo controlar, protegendod emais, sem deixar que o objeto de amor possa respirar naturalmente. Quando o menino recoloca seu objeto de amor de novo na natureza, o pequeno milagre da vida ressurge.
Um belo audiovisual de 2012, com roteiro e animação de Kaukab Basheer, que permite o professor trabalhar com diversos níveis de leitura com crianças, jovens e adultos.

Rwecomendo a leitra da resenha do portal PENSAR CONTEMPORÂNEO que traz uma bea análise do referido curta, em uma perspectiva ampla, sobre os relacionamentos humanos, sejam de pais e filhos, ou os amorosos, onde idelizamos a pessoa amada a partir do que desejamos, muitas vezes tirando de sua natureza e colocando-a noutro local em que a controlamos. Vejam a reflexão na íntegra, no link a seguir:

“Pare de controlar” o curta-metragem que nos ensina a abraçar a vida

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário