sábado, 28 de agosto de 2021

"A vida é um rio": música, literatura, filosofia e Redação do ENEM em atividade multidisciplinar [clipe, curta e escrita criativa]




O vídeo acima, A Vida é Um Rio, em sua versão acústica, de Raffa Torres, descobri via YouTube e trata-se de um ótimo audiovisual para uma atividade multidisciplinar, envolvendo os conteúdos de Artes, Literatura, Filosofia, Produção Textual e muito mais, com foco na Redação do ENEM.
Multidisciplinar, pois envolve clipe, curta estudantil adaptado de clássico da literatra brasileira, o conto a A Terceira Margem do Rio, de Guimarães Rosa, que tem um componente de existencialismo, uma corrente filosófica que teve em Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus seus expoentes, e serve tudo junto e misturado, para reflexão, visando a escrita criativa numa Redação para o ENEM, envolvendo justamente esses componentes curriculares, integrados de forma intertextual.
O Rio como metáfora, alegoria e simbologia da própria Vida. A escrita como representação de um pesamento que pode ser abstrato, subjetivo, metafísico, dentro de uma proposta objetiva, direta, concreta que a é a dissertação argumentativa do Enem. Trabalhar com argumentos por convencimento, na questão lógica e concreta; com argumentos persuasivos, trazendo bagagem sociocultural, afetividade, e o próprio existencialismo, dependendo do tema. Podendo-se incluir, inclusive, a Modernidade Líquida, conceito do pensador e sociólogo Zygmuth Bauman.
Abaixo, vídeo escolar adaptado do conto de Guimarães Rosa, além de links para postagens neste blog educacional, tratando de temas correlatos:



Outras postagens relacionadas ao tema:

A terceira margem do rio: criativo curta-metragem escolar inspirado no conto de Guimarães Rosa

"Daddy" [clipe da banda Coldplay] e "A terceira margem do rio" [conto de Guimarães Rosa]: a intertextualidade entre cinema, música e literatura

Abaixo, link para ler o referido conto:

A TERCEIRA MARGEM DO RIO, de João Guimarães Rosa

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário