segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Tarsilinha: belíssimo videoclipe de Zeca Baleiro com a música tema de animação de mesmo nome, inspirado na obra de Tarsila do Amaral




O vídeo acima, Tarsilinha, foi indicação via WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, de Porto Alegre (RS), Brasil e trata-se de belíssimo videoclipe de animação, com canção tema do filme de mesmo nome, inspirado na obra da genial artista plástica Tarsila do Amaral, uma das expoentes do Modernismo Brasileiro, em sua Primeira Fase.
O clipe é o "teaser oficial" do filme, com direção de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, e conta com a participação do cantor e compositor Zeca Baleiro e de Ná Ozzetti e fou produzido pela videoprodutora Pinguin Content.
Conforme apresentação do clipe no YouTube: "O longa metragem é inspirado na obra de Tarsila do Amaral e conta a história de Tarsilinha, uma menina de 8 anos que embarca numa jornada incrível para recuperar as memórias roubadas de sua mãe."
Ainda, conforme sinopse: "A canção, composta especialmente para o filme, ressalta a brasilidade presente no longa, especialmente nas suas cores, paisagens e personagens originários da cultura brasileira, como a Cuca e o Saci."
Zeca Baleiro indica que: "A canção fala da travessia da personagem Tarsilinha por um mundo desconhecido, algo como uma realidade paralela, cheia de perigos e ameaças. Como em toda fábula, essa viagem é uma história de descoberta e autoconhecimento. A música é um baião bem brasileiro com uma pequena alusão à obra de Villa-Lobos".
Uma pequena mostra do que o longa-metragem deve proporcionar, com os mitos, lendas e todos os elementos da arte e cultura brasileira, e esse sentimento de brasilidade. Um clipe que parece um curta que pode ser utilizado nas mais variadas faixas etárias, por ser atemporal e universal, em atividades envolvendo cinema, literatura, história, memória, artes em geral, e muito mais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários: