sábado, 7 de agosto de 2021

O Banco da Vida: pequena reflexão intertextual com o filme "O Preço do Amanhã" e as relações entre tempo, dinheiro e vida




O vídeo acima, "O Banco da Vida", descobri no Tik Tok e depois encontrei n YouTube e é uma bela interpretação do ator e comediante Nelson Freitas sobre o valor que devemos dar às coisas e gentes. "E se você tivesse depositado em sua conta 86 mil e 400 reais todos os dias, o que você faria? Esse banco é o banco da Vida", assim começa o audiovisual que promove uma reflexão sobre a vida e uma desacomodação da chamada zona de conforto.
Um material que me remeteu imediatamente ao filme "O Preço do Amanhã", com o ator e cantor Justin Timberlake, em que o tempo, justamente, tem um papel preponderante na trama, já que ele, o Tempo é a moeda corrente que dá quase imortalidade a quem tem de sobra e uma perenidade e brevidade aos que não o tem. No filme, a relação tempo x dinheiro é muito bem conduzida na trama, já que os créditos que o protagonista herda de uma figura misteriosa permitem que o jovem com pouco "tempo" possa ultrapassar fronteiras que somente que tem muito dinheiro/tempo consegue chegar.
Para quem quiser trabalhar com as duas possibilidades, indico a seguir, link de resenha antiga que fiz para o referido filme, aqui neste blog educacional:

O Preço do Amanhã e a metáfora do cotidiano (cinema e educação)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário