segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Salto Mágico: Projeção holográfica em 3D (sem uso de óculos) lembra cena do filme De Volta para o Futuro II




O vídeo acima é do projeto de Magic Leap (Salto Mágico) que que supostamente investiu em projeção em 3D de uma baleia em um ginásio (sem uso de óculos de realidade virtual), projeto este similar ao uso do Blue Beam (Feixe azul) da NASA, e foi indicação de minha esposa a professora Elisabete Domingues Brasil Roig, educadora de Rio Grande, RS, Brasil.
Algo que parece espetacular, embora haja algumas discordâncias entre a imagem que aparece e os reflexos da plateia (que dá a impressão de ser uma montagem em computação gráfica), mas que lembra cena em que Marty McFly chega ao futuro, no filme De Volta para o Futuro 2, mais precisamente em 21/10/2015, e se depara com diversas tecnologias (algumas que para nós ainda não existem, outras já fazem parte do cotidiano), dentre elas a do holograma de um tubarão, vide vídeo a seguir:



Há teorias que relacionam fenômenos misteriosos, como o surgimento nos céus de cidades na China, de imagens (possíveis hologramas gigantes) de "cidades fantasmas", que alguns tratam como ilusão de ótica, Fata Morgana, efeitos da poluição, passagem para outra dimensão, projeção astral etc. E outros, relacionam ao projeto Blue Beam, como testes em larga escala e diversos ambientes, mas ainda sem comprovação. Por enquanto, apenas teoria da conspiração. Vejam abaixo:



Mais que mistérios tecnológicos ou sobrenaturais, ao Educa Tube Brasil interessa discutir as enormes possibilidades das tecnologias na educação, e de que recursos como os do "Magic Leal", "Blue Beam" e outros que venham a surgir possam um dia ser adaptados ao cotidiano das escolas, como o datashow e o Kinect, ampliando o uso das TIC, mídias e redes sociais em projetos educacionais.
Através da holografia poder viajar no tempo e espaço, visitando antigas civilizações, cidades, florestas sem sair da escola, em 3D, mesclando algo de Second Life, Google Earth, Matrix, "tudo junto e misturado". Algo que hoje pode ser ficção mas que daqui um tempo poderá tornar-se realidade aos educadores do século XXI.
Cada vez que vejo experimentos desses tipo, recordo-me de versos da canção "Índios", da banda Legião Urbana, justamente lançados nem meados dos anos 1980, quando os filmes da série De Volta para o Futuro surgiram no cinema.
O que naquela época era apenas ilusão, hoje torna-se realidade. Entre o tubarão holográfico do filme e a baleia holográfica do vídeo da NASA estão a constatação de que a vida realmente imita a arte. Cabe a educação explorar as possibilidades do cinema e da tecnologia no ambiente educacional.
Para complementar este tema, recomendo a postagem feita pelo Educa Tube Brasil, dia 21/102015, vide abaixo, quando o mundo comemorou a chegada fictícia de Marty McFly ao futuro, onde mostra as tecnologias previstas pelo filme que já existem e as que ainda não foram inventadas. Nele, inclusive o holograma consta como não atingido, e o Blue Beam prova o contrário:

1985-2015: Os 30 anos de De Volta Para O Futuro (que não é mais como era antigamente)

Observação do Educa Tube Brasil:

Posteriormente à publicação desta postagem, em debate sobre o vídeo do projeto Blue Beam, no Facebook, Amanda Costa, de Recife_PE, Brasil, enviou vídeo abaixo, intitulado Microsoft HoloLens demo onstage at BUILD 2015, em que demonstra o uso de hologramas, mas através de equipamento como óculos de realidade virtual para que sejam vistas as imagens, o que coloca em dúvida a autenticidade do Blue Beam, se de fato é possível um holograma sem a utilização de espelhos ou óculos especiais. Independente disso, mais um grande recurso tecnológico que poderá ser adaptado num futuro - espero que não muito distante - ao universo escolar. A Micorsoft patenteou outra tecnologia, chamada Holodeck, inspirada no seriado Star Trek, e futuramente o Educa Tube tratará disso.



A seguir, um vídeo que encontrei no You Tube sobre o Projeto Blue Beam (Feixe azul), que supostamente visaria a "ampliação do controle da humanidade através do aprimoramento de tecnologias relacionadas à holografia". Mas aí parte para teorias da conspiração, que fogem ao objetivo deste blog educacional, mas que servem para ilustrar o que seria o Blue Beam, mencionado por tantos:



Observação 3: Ativem as legendas dos vídeos em inglês, clicando no símbolo da engrenagem, na opção traduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário