terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A parábola de "O segredo do balde furado": Uma pequena lição para você levar para vida inteira




O vídeo acima, "O segredo do balde furado", descobri por acaso no YouTube, junto a outras versões da mesma parábola e escolhi essa, em especial, pela narrativa que se segue, contando a história do jovem Pablo e seu encontro com o sábio ancião Amadeu e o desafio de trazer água pela estrada com um balde velho de madeira e furado, que permite uma boa reflexão sobre a própria jornada de vida, de conhecimento, aprendizagem e tudo mais.
Todos nós, de certa forma, sejamos pais ou professores, alunos ou filhos, em determinado momento da vida imitamos, ora Pablo, ora Amadeu, entre o mestre e o aprendiz, entre as "certezas provisórias e as dúvidas permanente", como me disse uma vez uma professora.
Todo início de ano letivo, não são apenas os alunos e seus responsáveis que ficam ansiosos, inseguros, com um balde furado para atravessar uma estrada longa. Nós, professores, também temos nossos baldes, estradas, somos muitas vezes Pablo contando com a ajuda de um sábio como Amadeu, um profvessor veterano que já trilhou aquela estrada milhares de vezes, conhece cada centímetro, cada detalhe do percurso.
Educar é justamente isso, compartilhar saberes, dúvidas, anseios, sonhos, projetos...
E nem sempre um GPS - um geolocalizador de posicionamento por satélite - irá nos conduzir com o mesmo cuidado, afeição, experiência, vivência que o ancião. Equipamentos, tecnologias são ótimas, enquanto ferramentas auxiliares. A inteligência aritifical não substituirá jamais a inteligência humana, quando essa for criativa, inovadora e visionária.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário