sábado, 3 de fevereiro de 2024

Pequenas coisas que fazem a diferença: curta de animação que promove reflexão sobre o cotidiano




O vídeo acima, Pequenas coisas que fazem a diferença, encontrei nos vídeos correlatos do YouTube quando fazia pesquisa e considero uma interessante reflexão sobre as pequenas coisas do cotidiano que só valorizamos quando as perdemos. Um curta de animação que serve para que possamos debater sobre o que de fato tem importância na nossa vida, seja ela familiar, escolar, profissional e/ou social.
Muitas vezes não percemos o valor das coisas, tampouco das pessoas, pois elas estão sempre disponíveis e são teremos a dimensão de sua necessidade da forma mais traumática, pela falta. Um audiovisual que se presta a discutirmos valores e limites em comunidade.
Enquanto temos abastacimento de água, muitas vezes não pensamos no disperdício de torneiras ligadas, banhos prolongados, pois é um bem sempre à disposiçao, mas com um custo econômico e social imenso, principalmente quando falta. Da mesma forma com a energia elétrica, a internet, e outros recursos tecnológicos que se incorporaram na vida em geral e quando há interrupção nos tiram da "Caverna de Platão" [mito da filosofia grega] e nos colocam na "Caverna do Dragão" [seriado de animação dos anos 80].
Ainda que não acompanhe os realities shows da TV, pelo que leio nas redes sociais digitais, muitos dos confinados na casa ou fazenda, percebem o quanto faz falta coisas simples que eles têm fora daquela "Caverna de Platão" 5.0. Esse vídeo em questão, por tudo que ele proporciona, já vale a pena assistir com filhos e alunos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário