sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Intertextualidades: Jurassic Park e o Parque de Juraci [cinema, música e entretenimento]




O vídeo acima, O maior parque de dinossauros da América Latina, encontrei no Instagram e automaticamente acionou minha memória sentimental, promovendo uma relação intertextual entre cinema, música e entretenimento, pois as imagens remetem de imediato ao famoso e fictício Jurassic Park, de Steven Spielberg e à paródia de Zeca Baleiro, intitulada O Parque de Juraci, canção criativa e divertida letra, e animação de Daniela Otsubo:



A seguir, trailer do Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros original, filme de 1993:



Saber estabelecer relações intertextuais na escrita redacional, por exemplo, além de pontuar em diversas competências da Redação do ENEM, demonstra um grande poder de associação entre várias linguagens, como música, cinema, imaginário, ficção e realidade. Trabalhar com essas inferências de forma criativa é fundamental e valoriza por demais sua produção textual. Produzir metáforas, sínteses, simbolismos, enriquece qualquer produção cultural, estimula o espectador, ouvinte e/ou leitor.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário