segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

E Se Eu Ouvisse Tudo Que Meus Professores Diziam?, palestra de Rodrigo Honorato que remete ao filme "Ao mestre, com carinho"




O vídeo acima, E Se Eu Ouvisse Tudo Que Meus Professores Diziam?, de Rodrigo Honorato, ao TEDxCarioba. TED é "uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, 'ideias que merecem ser disseminadas'".
Rodrigo é professor de ingles e mentor de professores em diversos projetos envolvendo o ensino da língua inglesa.
Conforme sinopse do referido vídeo no YouTube: "Sabemos que o professor tem um papel fundamental na sociedade, mas a responsabilidade que eles têm é diretamente proporcional. Pequenos gestos e palavras proferidos por esses profissionais da educação podem fazer muita diferença na vida de seus alunos, tanto para o mal quanto para o bem".
Enquanto educadores, sejamos pais ou professores, exercemos direta ou indiretamente a pedagogia do exemplo, pois filhos e alunos se espelham em seus educadores familiares e escolares,e, como bem indica Rodrigo, exemplos podem ser positivos ou negativos. As palavras podem ser mágicas ou trágicas, influenciando crianças e jovens, positiva ou negativamente.
Devo muito do que sou aos grandes professores que tive em minha formação escolar e universitária. Muitos professores me serviram como modelo do que se deve e não deve ser feito no fazer pedagógico. Algumas sugestões de meus mestres só vim a entender por completo tempos depois, outras foram fundamentais para que eu seguisse em frente.
O depoimento de Rodrigo é contagiante e motivador, pois valoriza os bons professores que entram em nossa vida, para indicar caminhos que já estavam dentro de nós, só precisando destravar certas portas que outros trancafiaram por desconhecimento, preconceito, discriminação, desinformação, sem perceber o potencial que todo filho e aluno tem... Cada um tem habilidades que podem ser descobertas, incentivadas ou ampliadas.
Como bem destaca Rodrigo, ao final de sua fala, comovente: "Professores, sejam alunos no fim do túnel para alunos que não sabem o potencial deles. Nós, professores, somos a esperança de um futuro melhor, para pessoas que não acreditam nelas mesmas, ou às vezes que nem tem ideia do que elas podem se tornar".
Uma fala que me remeteu ao filme britânico "Ao Mestre, com carinho", clássico do cinema de 1967, com o ator Sidney Poitier, retratando a vida de um professor e de seus alunos:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário