O vídeo acima encontrei no Instagram no perfil Artsdawn e mexe com o imaginário da cultura pop, da cibercultura, do universo gamer e muito mais, pois trata-se de uma criativa edição de vídeos, numa arquitetura que simula o jogo Tetris ["um jogo eletrônico de quebra-cabeça criado por Alexey Pajitnov, lançado em 1985. Pajitnoy era engenheiro de informática no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências."]
Trabalhar com o imaginário pop, seja músicas, clipes, cenas de filmes, jogos é um dos recursos que o blog Educa Tube Brasil usa desde sua origem em maio dem 2009, por isso que esse tipo de audiovisual sempre terá espaço para uma provocação pedagógica, já que temos uma geração de jovens alunos em que a questão audiovisual é bem forte.
Um dos jogos mais populares, Tetris foi lançado em 6 de junho de 1984. Ou seja, numa outra geração, num outro tempo e cultura. Mas nada impede que o choque de gerações não se transforme numa bem-vinda troca de saberes entre gamers professores e alunos. O próprio conceito de gamificação já está presente no cotidiano de muitos educadores, alunos e escolas.
Por gamificação entende-se: "[...] aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica. Nos últimos anos, tanto o mundo educativo quanto o empresarial têm utilizado cada vez mais esta ferramenta para treinamento de alunos e funcionários." [Fonte: lberdrola.com]
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
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