O vídeo acima, Por que empresas compram nomes de estádios?, encontrei no Instagram de Alfredo Soares, empreendedor e autor de diversos livros de estratégia, gestão e empreendedorismo.
No audiovisual acima é tratada a questão do "naming rights" [direito de aquisiçao de um nome], que será associado a de uma empresa para sua publicidade, geralnente em locais com grade visibilidade, como estádios de futebol e locais.
É o que aconteceu com o Estádio do São Paulo F.C., chamado popularmente de Morumbi, que ao ser vendido seu "naming rights" para a fabricante do chocolate BIS, acrescentou a letra S ao final para associar o local ao produto, à marca.
Conforme Alfredo Soares, "Esse movimento está se tornando cada vez mais comum, o mais recente aconteceu com a venda do naming rights do estádio do Pacaembu para o Mercado Livre por R$1 bilhão."
Tais ações geram, de acordo como Soares, aumento de visibilidade de marca; um espaço privilegiado para exploração, atraindo novos clientes; além do reposicionamento da marca no mercado; mais sócios e capital para as empresas etc.
Além da questão comercial, este blog educacional gostaria de destacar outros dados como o uso da linguagem e da metalinguagem. Linguagem pelo acréscimo de letras e outros jogos de palavras, como a publicidade acima demonstra, brincando literalmente com o termo "Bis". Pensei até no avião 14-bis [risos], que poderia ter sido explorado. Na metalinguagem, ao criar publicidade bem criativa e muito humorada para discutir a própria criação publicitária, destacando a marca para novos públicos, nem sempre afeitos ao mundo dos esportes ou do futebol.
Um vídeo que serve para uma pequena aula de publicidade, uso das linguagens e da metalinguagem, podendo tambpem ser uma forma de tratar da produção textual, da associação de palavras e de como bem usar a comunicação.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário