domingo, 4 de fevereiro de 2024

"O sol se põe": encantador e emocionante videoclipe com letra comovente sobre vidas reprimidas pelo racismo, bullying e preconceito




O vídeo acima acima SUN GOES DOWN [O sol se põe, tradução livre], trata-se de poderoso videoclipe do rapper Lil Nas X que é um relato, diria autobiográfico, emocionante e encantador pela força das imagens [narrativa visual] aliadas à letra comovente de quem deve ter passado por muito racismo, ullying, preconceitos e discrinações, desde os dez anos, por conta de sua orientação sexual, sua cor da pele, status social e tudo mais. Uma dolorosa e ao mesmo tempo preciosa narrativa audiovisual, embalada por um belíssimo arranjo musical, e uma harmonia de voz e acordes e despertares.
Como um curta-metragem, o "conto" musical inicia com o alter ego do protagonista com os olhos "zumbificados" que aos poucos recupera o olhar humano, recordando a vida do jovem que passou por diversas situações até se aceitar e ser aceito pela sociedade, numa sucessão de imagens contagiantes, sintonizadas e sincronizadas com a canção. E ao final, o fecho de ouro: o olhas humanizado tornando-se de novo zumbificado. Algo que promover uma empatia, surpresa, alteridade. Não sei se Lil Nas X leu a "Filosofia da composição" do poeta e escritor Edgar Allan Poe, mas com certeza sua poema visual musicado consegue promover no espectador o que Poe dizia ser o objetivo de um poeta com seu leitor.
Para complementar esta postagem sugiro vídeo do professor Ricardo Vassoler sobre o texto "A Filosofia da Composição", de Edgar Allan Poe, analisando seu poema clássico The Raven [O Corvo], em que conta como o elaborou seguindo alguns conceitos, além de ritmo, verso e harmonia:



E o mais curioso de tudo é que só descobri esse clipe, gramas a meu filho, chamado Allan em homenagem ao poeta Poe. Allan, o Roig, meu filho, quando dirigindo nosso carro colocou sua playlist do Spotify e imediatamente busquei no Shazzam pra depois pesquisar no YouTube e me encantar com a força desse videoclipe genial. Aliás, um clipe que parece um curta e que incluirem em projeto de mesmo nome, já destacado aqqui neste meu blog educacional. Vejam link abaixo:

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura e língua portuguesa [2011]

Usar clipes, curtas, contos, cenas de filmes são alguns dos recursos que eu, professor de Língua Portuguesa, Literatura e Filosofia, utilizo em meu fazer pedagógico, poético e filosófico. Usar letras de canções, recortes de notícias, versos de posia, conceitos filosóficos são formas de promover debates e reflexões sobre a vida através da arte e da cultura. Afinal, como digo faz tempo: "Toda poesia profunda é filosófica, toda filosofia instigante é poética". ;-)

A seguir link para a tradução da letra da referida canção:

SUN GOES DOWN - TRADUÇÃO DA LETRA

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário