terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

"Sapateiro faz Sapato, Professor faz Gente", palestra provocativa e reflexiva da socióloga Lourdes Atié ao TEDxSaoPaulo




O vídeo acima, Sapateiro faz Sapato, Professor faz Gente, é uma interessante palestra da socióloga Lourdes Atié ao TEDxSaoPaulo Lourdes Atié, e encontrei nos vídeos correlatos do YouTube. Lourdes, conforme sinopse do audiovisual, "trabalha com educação e comunicação, produz conteúdos para editoras, edita a revista Pátio e é consultora da Faber Castell, onde trabalha sobretudo na capacitação de professores".
As respostas não estão fora de nós, professores, como diz Lourdes. Uma grande verdade, pois cada professor tem sua didática e metodologia, não há receita de bolo que sirva para cada turma, quanto mais pra outros professores e escolas. Como escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade: "Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.. Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar."
Como bem diz Lourde Atié, há que se buscar a experiência do professor sem ter o caráter de autoajuda, dele ser um produtor de conteúdo, e complemento: dele não usar o livro didático como muleta ou bengala pedagógica, mas como um entre outros recursos possíveis, aliado às TIC, mídias e redes digitais.
E não tem como não concordar com Lourdes quando afirma que o dia do professor é o de uma vida inteira de respeito e não apenas um único dia no ano. Afinal, professor é professor o tempo inteiro, seja nas férias, feriados, dias santos, está sempre coletando materiais para usar com seus alunos. E finaliza com o orgulho de ser professor, o profissional mais importante que existe, pois faz gente e não produtos, coisas.
Para complementar essa fala curta e profudamente reflexiva, indico o vídeo abaixo da professora Paula Gabriela que é uma brincadeira em cima de uma pergunta recorrente de alguns, quando sabem que somos professor: "Você trabalha ou só dá aula?", como se dar aula não fosse trabalho e dos mais significantes possíveis, pois é o que ensina aos que um dia terão uma outra profissão:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário