sábado, 10 de fevereiro de 2024

"Autorretrato falado": Tenha coragem de mostrar quem você é [palestra de Fred Elboni que dialoga com dois poemas de Fernando Pessoa] #autoconhecimento #autocuidado




O vídeo acima, Tenha coragem de mostrar quem você é, trata-se de uma motivadora palestra de Fred Elboni, publicitário, escritor, roteirista, youtuber, palestrante ao TEDxExposicao e que encontrei por acaso no YouTube, mas como sempre digo: nada é por acaso nem mesmo o acaso. Tudo tem um sentido na vida, ou damos às experiências e descobertas algum significado.
Já nos primeiros instantes da fala de Fred, remeteu-me ao texto "Poema em minha reta", do genial Fernando Pessoa, que considero "uma pessoa singular sempre falando no plural". No referido poema, vídeo logo a seguir, em magistral interpretação do ator Osmar Prado, em cena de telenovela O Clone, encontrei uma poderosa intertextuallidade com a fala de Elboni, na questão de que somos pessoas se passando por personagens, querendo ser aceitos em grupos sociais, vivendo uma vida idealizada, uma vida muitas vezes irreal ou diferente do que desejaríamos ter. Um quase impostor de si mesmo. Afinal, quem sou eu? Quem nunca fez essa pergunta pra si? A busca pelo autoconhecido que gera a autoajuda, em sentido mais amplo é algo que precisa ser discutido na família, na sala de aula, no trabalho e na sociedade.




Conforme sinopse da palestra ao TED, Fred "[...] Foi roteirista do programa Amor & Sexo da TV Globo (2011/2012), fundou o portal EOH e é fascinado pelo comportamento humano e suas facetas. Tem 3,6 milhões de fãs inscritos em suas redes sociais. Nelas, gosta de mostrar às pessoas como tudo pode ser simples. Quando está escrevendo, conversando com as pessoas na rua ou simplesmente vivendo, tenta, sempre que possível, lembrar-se de que o segredo da vida está na busca pelo meio-termo. Fred é apaixonado por encontrar pessoas que o fascinem".
A fala comovente e motivadora de Fred Elboni é uma "ponte de sorrisos" em que dialoga com a poesia de Fernando Pessoa, como quase um "autorretrato falado", uma "Autopsicografia" poética e filosófica, já que todos nós temos um pouco do fingidor pessoano, desde a descrição de vida de Fred [que poderia ser o José, a Maria etc] quando jovem, às experiências com bullying na escola [quem nucna as sofreu, que atire o primeiro smartphone na parede], o experimento social da ponte dos sorrisos e tudo mais.
Abaixo, link para um dos poemas mais famosos de Pessoa, em que ele discute metalinguagem, criação e identidade poética, filosofia e muito mais:

AUTOPSICOGRAFIA

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário