sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Artista Kobra valoriza a importância dos livros e da leitura em mural gigante com títulos selecionados por votação dos internautas




O vídeo acima, Kobra destaca a importância dos livros em novo mural, encontrei no YouTube, depois de ver primeiro no Twitter e achei incrível, pois vem ao encontro do que defendo há décadas, da valorização da leitura, da arte e da cultura.
Kobra é um dos artistas de rua brasileiros mais famosos e um dos mais conhecidos no mundo, com sua arte peculiar e autêntica.
A ideia, por si só é relevante e genial: selecionar primeiro 4 mil títulos de livros e colocar em votação os que seriam estampados no mural, selecionando e os 150 livros mais votados pelos internautas. Interatividade, conectividade, motivação, incentivo artistico e cultural. Apoio à leitura. Enfim, diversas possibilidades em uma única ação.
Conforme reportagem do canal de vídeos da TV Brasil: "Uma escola na cidade de Sorocaba, no interior paulista, ganhou um mural pintado pelo artista brasileiro Kobra. Antes de começar o trabalho, Kobra fez uma enquete e recebeu a sugestão de quatro mil livros nacionais que poderiam ser retratados. Para pintar a superfície de 22 metros de altura por onze de largura, o artista contou com apoio de duas pessoas e utilizou 350 latas de spray e 20 galões de tinta. O artista urbano é conhecido mundialmente por já ter pintado murais em dez estados brasileiros e em outros 35 países. Na imagem final, o mural mostra um menino à procura de um livro. Os cento e cinquenta livros mais votados ganharam espaço na estante, que agora pode ser vista a dezenas de metros de distância".
Sempre destaco escolas que usam os muros de suas instituições para a arte urbana, principalmente, quando esta é feita por alunos, professores e integrantes da comunidade. Faz com que o prédio público seja visto como integrante, não apenas da paisagem, mas da própria sociedade. Escolas em que os muros são grifitados, em sua maioria têm suas obras preservadas e valorizadas pelas comunidade. Professores que utilizam-se da arte e cultura em seu fazer pedagógico, conseguem desenvolver projetos riquíssimos com seus alunos, descobrindo talentos na sala de aula: alguns tímidos, outros que precisam ser valorizados, outros que até desocnheciam o potencial que possuíam. Música, dança, esportes, literatura, cinema, teatro, e tantas expressões artísticas e culturais que são linguagens corporais e sociais.
Uma obra pictória sobre obras literárias. Um espelho dentro de um espelho, pois sabemos que a arte é reflexo da sociedade. Livros e telas são janelas para outra dimensão, para outra realidade, que embora simulação do real, que atingem a eternidade, transcendem ao seu autor. Guernicka, de Picasso, por exemplo, é um mural impactante e avassaladora, que numa imagem comovente, fala mais que mil livros. Existem também livros que em sua narrativa conseguem pintar da imaginação do leitor telas de um realismo brutal.
Sou suspeito, pois herdei de meu pai pintor, o amor pelas artes plásticas e de minha mãe professora, o amor pela literatura e a educação.
Já dizia o poeta Ferreira Gullar (1930-2016): "A Arte Existe Porque a Vida Não Basta".
Muito antes, Friedrich Nietzsche (1844-1900), disse: "A arte existe para que a realidade não nos destrua" (Friedrich Nietzsche, 1844-1900).
Para conhecer mais um pouco do trabalho de Kobra, indico a reportagem no link a seguir:

Kobra cria mural inspirado em obras literárias como forma de incentivo à leitura no interior de SP

Observação:

Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com

José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coljuna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário