sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Nos olhos de quem vê: a incrível intertextualidade e atualidade entre seriado de TV e videoclipe [Arte, Filosofia e Sociedade]




O vídeo acima, Black and Blue (Sombria e Triste), trata-se de videoclipe da cantora Sia, e é um desses que carrego para um projeto que intitulei "Clipes que parece Curtas", justamente pela narrativa visual que traz. No caso, numa criativa linha do tempo invertida, mostra uma jovem que usa máscara num mundo distópico, em que todos são mascarados no cotidiano.
A referida canção é de 2016, mas o clipe parece retratar um contexto bem mais atual, neste nosso 2021, da pandemia da Covid-19, com as pessoas usando máscaras em todos os locais.
A letra da canção e as imagens do clipe nos permitem trabalhar ideias como autoestima, identidade, depressão e vida em sociedade, justamente nesses tempos tão sombrios e sem brios, de reality show em que cada um interpreta um papel, nem sempre em concordância com a autoimagem. Uma espécie de Caverna de Platão digital.
Já diziam que os olhos são as janelas da alma, e nesses tempos de usar máscaras por questão de saúde pública, tem sido curioso ver olhos que sorriem, que falam, que cantam, e muito mais, sem que a boca (coberta) precise emitir um único som.
Indico abaixo link para a tradução da canção acima citada:

BLACK AND BLUE - TRADUÇÃO

E o mais interessante neste videoclipe é que o mesmo me remeteu, de forma intertextual a um episódio do seriado Além da imaginação episódio, o de número 39, da temporada 2002/2003, denominado, curiosamente de "Nos olhos de quem vê", que pode ser visto a seguir:



Este episódio dialoga e muito com o clipe, pois em ambos o diferente deseja ser aceito pelos demais, ainda que a ética e moral dos outros seja discutível. Faz parte do humano pertencer a um grupo. Mas muitas vezes aquele grupo poderá ser tóxico, tentando impor a sua versão dos fatos, nem sempre em acordo com a realidade. Vide o fenômeno das Fake News.
Estes dois vídeos: um curta-metragem e um clipe podem ser materiais para trabalhar leitura de imagem, interpretação textual e visual, além de escrita criativa nas aulas de Produção Textual e Redação. Pode também ser uma atividade integrada na área de Linguagens, entre as disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa; e/ou na das HUmanas: Sociologia e Filosofia.
Abaixo, indico link para a temporada completa de Além da Imaginação (2002), com outros vídeos provocativos, motivadores e criativos:

Série Alem da imaginação - temporada 2002 completa

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário