terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
A vida e obra de Lima Barreto, um dos autores mais INVENTIVOS da literatura brasileira (ótima resenha literária do canal Antofágica)
O vídeo acima, A vida e obra de Lima Barreto, um dos autores mais INVENTIVOS da literatura brasileira, é uma ótima resenha literária do incrível canal Antofágica, que recomendo aos visitantes do Educa Tube Brasil.
Lima Barreto, ao lado de outros gênios da literatura brasileira, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros, um daqueles escritores que soube como pouco radiografar a alma do brasileiro através de sua prosa.
Como bem destaca o vídeo da Antofágica, esse autor pré-modernista se debruça sobre a realidade dos subúrbios do Rio, dando voz e vez àqueles que estavam nas periferias, trazendo ironia e crítica social aos seus escritos. O Triste Fim de Policarpo Quaresma é um clássico terrivelmente atual, por sua critica ao ufanismo patriótico, tão presente no cotidiano atual, tal como um século atrás.
Lima Barreto que cunhou a expressão: "O Brasil não tem povo, tem público", em entrevista a revista Careta, em 1922. Tal citação continua também terrivelmente atual em tempos de pandemia e reality show, em que as pessoas se indignam mais com as personagens confinadas dentro da Caverna de Platão digital do que com os casos assustadores de contaminação pela Covid-19.
Recentemente, este blog publicou uma das crônicas de Lima Barreto que parecem ter sido escrita neste século XXI, pela sua atualidade. Vejam link a seguir:
Portal da Crônica Brasileira com riquíssimo acervo digital e "O pai da ideia", crônica centenária de Lima Barreto, terrivelmente atual (Literatura, História e Produção Textual]
Recomendo também visita ao canal Antofágica, pela relevância de seus audiovisuais:
ANTOFÁGICA - CANAL DE CLÁSSICOS PARA NOVOS TEMPOS
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amo o conto o Homem que falava Javanês. Só pode ser gênio quem escreveu
ResponderExcluirEra genial mesmo!
ExcluirA FLIP em homenagem a Lima Barreto foi incrível, a penúltima participação de Josélia Aguiar à frente da feira literária. Sugiro buscarem o vídeo de Lázaro Ramos recitando trechos do escritor, uma beleza!
ResponderExcluirOpa, interessante dica, Mônica. Vou pesquisar. Obrigado. Abraços.
Excluir