sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Diário de Escola, de Daniel Pennac, e a metáfora da cebola na educação [Pedagogia e Sociedade]




O vídeo acima Diário de Escola, encontrei no Linkedin da colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, de Campinas, SP, Brasil e trata-se de uma bela apresentação de Eduardo Amos, que lê um trecho do livro Diário de Escola de Daniel Pennac, para a série de vídeos ERA UMA VEZ, da Our Way Academy.
A partir do trecho lido, surgem algumas reflexões acerca do ofício do professor, utilizando-se da metáfora da cebola na educação. Do descascar-se, não apenas enquanto aluno, mas tambem euquanto educador, seja pai ou professor.
Como texto destaca: para "ensinar é isso, recomeçar até o nosso necessário desaparecimento como professor". Frase que é impossível de nçao relacioná-la ao pensameto de Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia: "educar é ter a consciência do inacabamento". Que a aprendizagem, enuanto ser humano, perpassa à família, escola, e atravessa a vida em sociedade. Que somos eternos apreendizes e mestres, uns dos outros.
Os demais vídeos da série ERA UMA VEZ podem ser assistidos no canal/link abaixo:

OUR WAY Adademy - Era uma vez

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário